Larissa Lustoza • 14/07/2020
Sem a previsão de um concurso Ibama, o vice-presidente Hamilton Mourão reconheceu o deficit de pessoal em órgãos ambientais.
A declaração foi dada após reuniões e videoconferências com grupos empresariais para tratar do desmatamento da Amazônia.
O vice-presidente preside o Conselho da Amazônia e realizou, por dois dias consecutivos (9 e 10 de julho), reuniões e encontros para tratar da questão da segurança da Amazônia.
Neste meio, ele comentou sobre a presença das Forças Armadas na Amazônia Legal. De acordo com Mourão, no curto prazo, precisam do apoio do Exército nas atividades.
“Para trabalhar sem as Forças Armadas, eu preciso reconstruir a força de trabalho das agências comentais“, comentou.
Com isso, o vice-presidente reconheceu o deficit de servidores nos órgãos ambientes. Segundo ele, o Ibama – sem concurso desde 2013 – e o Instituto Chico Mendes (ICMBio) atuam com 50% do efetivo.
Além disso, deste 50% de efetivo, apenas uma pequena parcela trabalha diretamente no campo.
“Temos menos de 50% do efetivo, sendo que dos 50% existentes, você pode botar que dois terços estão no escritório e um terço que está na rua, e esse um terço que está na rua, não está só na Amazônia“, declarou.
As informações são de acordo com a Agência Brasil.
No momento, não há previsão de um novo concurso Ibama. O que se sabe é que foi realizado um novo pedido para uma seleção, mas a quantidade de vagas não foi divulgada.
Calcula-se que a quantidade foi alta, usando como comparação o pedido realizado em 2019. Naquele ano, foram pedidas em torno de 2 mil vagas.
A divisão exata do pedido de 2019 era a seguinte:
Outros órgãos já apontaram que a situação do deficit de servidores do Ibama é crítica. Em 2019, o Ministério Público Federal realizou uma recomendação para que fosse realizado um novo concurso Ibama.
No entanto, não houve movimentações a respeito da recomendação e nenhum concurso Ibama para efetivos aconteceu naquele ano.
Mais recentemente, o Ibama realizou uma seleção temporária para Brigadistas, Chefes de Brigada e Supervisor de Brigada.
Os candidatos precisavam ter certificados emitidos pelo Ibama ou pelo ICMBio. As inscrições já foram encerradas.
Com isso, um novo concurso Ibama se torna uma opção para longo prazo. E, ainda assim, é importante começar uma preparação de qualidade desde já.
Confira os cursos completos do Direção Concursos para esta seleção:
De 2012 a 2013, o Ibama lançou três editais. Somando todas as oportunidades, as vagas e cargos foram os seguintes:
CONCURSO TÉCNICO ADMINISTRATIVO – o cargo só exigia nível médio e os candidatos passaram por somente uma prova objetiva. O conteúdo cobrado foi o seguinte:
CONCURSO ANALISTA AMBIENTAL – para ser Analista Ambiental, era preciso ter nível superior completo em qualquer área. O conteúdo cobrado nas provas era de acordo com a área que o candidato escolhesse.
CONCURSO ANALISTA ADMINISTRATIVO – o cargo de Analista Administrativo também exige nível superior completo. O conteúdo cobrado nas provas objetivas foram:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.