Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concurso Ibama: cerca de 18% dos recém-empossados desistem da carreira; entenda!

Concurso Ibama: cerca de 18% dos recém-empossados desistem da carreira; entenda!

Cerca de 18% dos servidores aprovados no Concurso Ibama de 2022 e recém-empossados abandonaram seus postos e migraram para outros órgãos, segundo uma pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional).

Ainda nesse sentido, a Asibama-DF, por meio de um estudo de campo com 801 servidores do Ibama, revelou que 72,8% dos funcionários estudam para outros concursos, em busca de melhores condições de trabalho.

Em nota divulgada pelo portal da Ascema, o presidente Cleberson Zavaski explicou que o alto índice de evasão pode estar relacionado aos salários reduzidos.

“A baixa atratividade dos cargos da Carreira de Especialista em Meio Ambiente repercute negativamente no andamento de serviços importantes para o país, como o trabalho de fiscalização, licenciamento, planejamento, pesquisa e conservação ambiental”, apontou Zavaski.

Para a Associação Nacional, a saída frequente de servidores qualificados contribui não só para o encarecimento dos gastos com processos seletivos e treinamento de novos trabalhadores, como também para a interrupção das atividades ligadas a proteção e conservação da biodiversidade no país.

Vale pontuar que no início de janeiro os servidores do Ibama paralisaram as atividades de serviço externo a fim de reivindicar a reestruturação da carreira. Segundo o anúncio, mais de 1.200 trabalhadores aderiram ao movimento, isto é, mais da metade do corpo efetivo do Ibama.

Está estudando para o concurso do IBAMA? Receba as notícias, materiais, aulas e dicas de estudo no nosso grupo exclusivo de futuros aprovados no concurso do IBAMA. Não fique de fora dessa oportunidade! Clique no botão abaixo e participe:

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DO IBAMA NO TELEGRAM

Panorama do Concurso Ibama

O Concurso Ibama está previsto para ser realizado ainda em 2024! Recentemente a ministra da Gestão, Esther Dweck, afirmou que o edital em questão terá prioridade na etapa de autorizações.

“O Ibama e o ICMBio, por exemplo, já estavam com concurso aberto, no ano passado, e não pudemos autorizar neste ano. Mas não tenho dúvida que poderá haver”, finalizou.

Além disso, ainda em 2023 a Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou um documento ao Supremo Tribunal Federa (STF) indicando a necessidade de novos certames e relembrando o pedido de autorização para mais de 2 mil vagas.

Neste mesmo período o presidente do Instituto, Rodrigo Agostinho, em entrevista ao programa Brasil em Pauta, anunciou que o edital será publicado neste ano.

“Nós temos setores onde a falta de quadro de pessoal é muito grave, então estamos com esperança de ter, entre abril e maio de 2024, a realização do nosso concurso. Nós precisamos de analistas ambientais […] Temos tanto cargos para nível médio, os chamados técnicos ambientais, quanto para os de nível superior, que são os analistas ambientais”, argumentou.

Vale lembrar que o último Concurso Ibama ocorreu em 2021 sob a organização do Cebraspe e lançou mão de 568 vagas para analista ambiental, administrativo e técnico ambiental. A remuneração inicial chegou a R$ 8.547,60.

Resumo do concurso Ibama

  • Situação: edital solicitado
  • Cargos: Analista Ambiental e Analista Administrativo
  • Vagas: 2.048 solicitadas
  • Remuneração: R$ 9.356,71
  • Link do último edital

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:
Adriele Silva

Adriele Silva

Formada em jornalismo pela Unesp Bauru (SP) e mestre em jornalismo pela UEPG (PR).

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.