Karina Glória • 20/01/2022
O prazo para se inscrever no concurso público do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (concurso IBGE) está chegando ao fim. Organizado pela FGV, a seleção oferta mais de 200 mil vagas de níveis fundamental e médio.
Os interessados podem se inscrever no site da FGV até às 16h do dia 21 de janeiro de 2022. A taxa do concurso IBGE é de R$ 57,60 para o cargo de Recenseador e R$ 60,50 para os cargos de Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor.
Segundo informações do IBGE, até o dia 17 de janeiro, mais de 900 mil pessoas haviam se candidatado. A expectativa do órgão é que esse número chegue a 1 milhão de inscritos.
As vagas se dividem da seguinte forma:
Confira abaixo um passo a passo de como se inscrever no concurso IBGE:
Para se inscrever no concurso IBGE o primeiro passo é entrar na página do certame, no site da FGV, e escolher a opção de cargo desejada:
Após a escolha do cargo pretendido, é necessário clicar na opção “inscrição” conforme imagem abaixo:
Neste momento, o candidato será direcionado a página de login do site da FGV. Caso não tenha cadastro no portal, será necessário efetuar o cadastro para depois se inscrever no concurso IBGE. Caso você já tenha cadastro, a página da FGV solicitará o CPF e senha para prosseguir na inscrição.
Após entrar na página, o candidato deverá preencher as informações exigidas pela FGV, como concurso, função, UF de lotação, UF local e prova e etc.
Após preencher os campos, o portal da FGV apresentará a opção de visualizar detalhes da inscrição, além da opção de gerar o boleto do concurso IBGE.
O pedido de isenção da taxa pode ser feito até o dia 21 de janeiro de 2022. Podem realizar o pedido os seguintes casos:
Se o candidatos for inscrito no CadÚnico, no momento da inscrição, é preciso informar os mesmos dados pessoais presentes no cadastro. Após o julgamento do pedido de isenção, é possível atualizar os dados cadastrais junto à FGV se necessário.
Já os doadores de medula óssea devem enviar imagem legível de atestado ou de laudo emitido por médico de entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde, bem como a data da doação e o número cadastrado no REDOME.
O não cumprimento de uma das etapas fixadas, a falta ou a inconformidade de alguma informação ou documento e/ou a solicitação apresentada fora do período fixado implicarão a eliminação automática do processo de isenção.
O candidato cujo requerimento de isenção de pagamento da taxa de inscrição for indeferido poderá interpor recurso no prazo de dois dias úteis.
O resultado preliminar dos candidatos que pediram a isenção da taxa será publicado no dia 02/02/2022. Quem teve o pedido negado, pode indeferir recurso até o dia 04/02/2022.
Maiores detalhes do pedido de isenção da taxa aqui!
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Karina Glória
Graduada em Jornalismo e pós graduanda em Assessoria de Comunicação e Jornalismo Empresarial pela Universidade Estácio de Sá. Já atuou nas áreas de Assessoria de Comunicação, produção de rádio e redação de portais de notícias.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.