Maurício Miranda Sá • 25/09/2019
Foi publicado, no dia 25 de setembro (2019), edital para o Processo Seletivo Simplificado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A seleção pública é destinada a selecionar candidatos para contratação temporária de pessoal, com período de contrato limitado a 12 meses, para realização do Censo Demográfico 2020.
Além dos cidadãos que preencham os requisitos básicos especificados no edital IBGE 2019, aqueles que já estarão providos em cargo temporário no Instituto também poderão concorrer, normalmente, em um futuro concurso para efetivos (técnico).
Além do mais, quem foi temporário do IBGE (ex.: censo agropecuário 2017) poderá participar desta seleção, desde que haja uma diferença de 2 anos entre o fim da primeira contratação e o início da nova.
Importante ressaltar que o cargo de Coordenador será de nível superior, de acordo com retificações informadas por fontes internas do IBGE. Antes, o edital previa somente nível médio.
Conforme verifica-se acima, os salários variam de R$ 1,7 mil e chegam ao valor de R$ 3,1 mil.
Uma ótima oportunidade para aqueles candidatos que pensam em se recapitalizar para alcançar voos mais altos no futuro.
Foram dois cargos disponibilizados no edital do Processo Seletivo Simplificado: Coordenador Censitário e Agente Censitário.
Para Coordenador, foram disponibilizadas 1.343 vagas imediatas. Já para Agente, 1.315 oportunidades.
Os dois cargos somam 2.658 vagas.
Veja a distribuição de vagas para Agente Censitário:
Os Coordenadores atuam em diversos municípios do país. A lista pode ser conferida no edital do certame.
As provas serão aplicadas pela banca Fundação Getúlio Vargas (FGV) e terão inscrições entre os dias 25 de setembro e 15 de outubro (2019).
Confira aqui a prova do IBGE 2017
As taxas de inscrição variam de acordo com o cargo escolhido pelo candidato e serão aplicadas nos seguintes valores:
As provas objetivas serão aplicadas no provável dia 8/12/2019, conforme previsto em edital.
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.