Mateus Melis • 26/04/2022
Em breve um novo concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) pode acontecer! Foi realizado um pedido edital para o quadro de efetivos, destinado ao preenchimento de 2.503 vagas.
De acordo com documentos obtidos pelo Direção Concursos, as oportunidades solicitadas se dividem da seguinte forma:
Na justificativa por novo concurso, a diretora-executiva do IBGE, Marise Maria Ferreira, ressaltou que o órgão vem sofrendo “progressiva redução no quadro de servidores, em decorrência de exonerações, falecimentos e, especialmente aposentadorias”, sendo necessária a recomposição no quadro de funcionários para a manutenção nas atividades da instituição.
De acordo com dados anexados ao pedido, o número de aposentadorias somente para o ano de 2022 deverá estar na casa de 257 servidores. Para os próximos períodos (até 2026) a projeção do número de aposentadorias está acima de 100 funcionários. Veja:
Caso o pedido seja aceito pelo governo, a expectativa é de provimento dos novos aprovados já a partir de maio de 2023. Veja o possível cronograma:
É importante ressaltar que no pedido por novo concurso IBGE, o órgão apresentou o impacto financeiro com a entrada dos novos servidores.
Para os cargos pedidos, a remuneração inicial do aprovado deverá ser de:
De acordo com as projeções, os impactos com novos servidores podem chegar ao valor R$ 300 milhões de reais no impacto orçamentário de 2028, conforme tabela abaixo:
Além da remuneração inicial, o estudo somou no impacto orçamentário os benefícios que cada cargo fará jus, como:
Os dois últimos concursos para o quadro de efetivos do IBGE foram realizados em 2015. Para a carreira de Analista e Tecnologistas, o edital ofertou 140 oportunidades (90 para Analista e 50 para Tecnologistas), enquanto que para cargos de Técnico, o certame foi destinado ao preenchimento de 460 oportunidades.
Veja aqui o pedido por novo concurso IBGE de efetivos!
Confira aqui os estudos de cargos e impactos de um novo edital!
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.