Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso IBGE: órgão perdeu cerca de 20% de servidores em cinco anos

Concurso IBGE: órgão perdeu cerca de 20% de servidores em cinco anos

O concurso IBGE para temporários do Censo 2020 se aproxima, mas muitos desejam uma vaga como efetivo no órgão. A vacância de cargos e a quantidade de aposentadorias aumentam as expectativas.

Segundo dados do próprio IBGE, há 6.693 cargos vagos. Desde 2014, houve uma diminuição de aproximadamente 21,4% de servidores ativos e um aumento de 19,7% de aposentados.

Confira nosso pacote para Técnico do IBGE!

Veja abaixo os dados explicados da atual situação do IBGE:

CARGOS VAGOS

Os dados do IBGE mostram que há 6.693 cargos vagos no órgão. Os com a maior vacância são os cargos de Técnico. Há duas especialidades de técnico: Informações Geográficas e Estáticas e Planejamento (3460 vagas), Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas (2388 vagas).

Já para o cargo de Analista há 360 vagas; Tecnologista, 400 vagas; e Pesquisador, 85 vagas.

SERVIDORES ATIVOS

Os dados de servidores ativos mostram que houve uma diminuição total de 21,39% de 2014 a 2019.

Porém, o ano em que o órgão teve a maior queda de servidores de nível intermediário foi em 2017, chegando a 3131 servidores ativos. Hoje, por exemplo, há 3206 servidores ativos.

O mesmo não aconteceu com os servidores de nível superior. Atualmente, é a menor taxa dos últimos cinco anos, com 1552 servidores ativos.

Os dados de 2019 são de acordo com a folha de abril.

TEMPORÁRIOS

Enquanto o número de servidores ativos diminuiu, a de temporário aumentou 11,66% desde 2014.

Para nível intermediário, atualmente, o órgão se encontra com a maior taxa dos últimos cinco anos, com 5801 temporários.

Já os temporários de nível superior tiveram um aumento significativo eM 2017, com 192. Porém, a taxa diminuiu nos anos seguintes e, apesar do pequeno aumento em comparação com 2018 (quando houve a queda para 86 funcionários), hoje, há 106 temporários de nível superior.

Os dados de 2019 são de acordo com a folha de abril.

APOSENTADOS

A quantidade de aposentados registrados no Siape aumentou 19,7% desde 2014.

O aumento foi gradativo para cargos de ambos níveis. De intermediário, houve o aumento de 5125 em 2014 para 6222 em 2019. Já superior, foi de 1480, em 2015, a 1684, em 2019, aposentados registrados.

Os dados de 2019 são de acordo com a folha de abril.

EXONERAÇÕES

As exonerações não seguiram um padrão definitivo desde 2014. As exonerações de nível intermediário teve um pico de 2017 a 2018, com 40 e 42 respectivamente, mas diminuiu para 11 neste ano.

Enquanto isso, as exonerações de nível superior decaíam desde 2014 e teve pico em 2018, com 20 exonerações. Hoje, já foram registradas 4 exonerações.

Os dados de 2019 são de acordo com a folha de abril.

APOSENTADORIAS

As aposentadorias, diferente do índice ali em cima de aposentados, refere-se a quantidade de aposentadorias por ano, não de registrados no Siape.

Apesar da diminuição desde 2017, é importante notar que já até abril deste ano já foram registradas 133 aposentadorias de nível intermediário e 26 de nível superior.

INGRESSO

Como visto no gráfico abaixo, o ingresso de servidores aumentou a partir de 2015, logo após o último concurso do órgão. Mas, os números de ingressos diminuiu desde então. No ano passado, por exemplo, só entraram 32 novos servidores.

Confira nosso pacote para Técnico do IBGE!

CEDIDOS

A quantidade de cedidos dos último cinco anos é um dos pré-requisitos no novo decreto para abertura de concursos públicos. Como se vê no gráfico abaixo, o número tem diminuído desde 2016.

IBGE cumpre requisitos do decreto?

Apesar do concurso IBGE para o Censo 2020 já estar a ponto de ser lançado, muitos buscam uma vaga como servidor efetivo no órgão. Mas, desde abril deste ano, com a publicação do decreto que muda as regras para os pedidos de concurso, há a dúvida se terá um concurso IBGE para servidor efetivo.

A equipe de Jornalismo do Direção Concursos enviou os pontos cobrados pelo decreto. Confira abaixo as respostas do órgão:

Atenção: quatro pontos eram a respeito do número de cargos vagos, aposentadoria, cedidos, que foram respondidos com os dados que usamos na matéria ali em cima.

Qual o nível de adoção dos componentes da Plataforma de Cidadania Digital e o percentual de serviços públicos digitais ofertados pelo órgão e pela entidade, nos termos do art. 3º do Decreto nº 8.936, de 19 de dezembro de 2016?

IBGE -Ainda não temos esta informação.

O IBGE já aderiu à rede do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse – Rede Siconv e a conformidade com os atos normativos editados pela Comissão Gestora do Siconv?

IBGE – Este sistema ainda não foi adotado no órgão.

O IBGE já a adotou o sistema de processo eletrônico administrativo e de soluções informatizadas de contratações e gestão patrimonial, em conformidade com os atos normativos editados pelo órgão central do Sistema de Administração de Serviços Gerais – SISG?

IBGE – Este sistema ainda não foi adotado no órgão.

Já existe plano anual de contratações, em conformidade com os atos normativos editados pelo órgão central do SISG?

IBGE – Sim, foram lançados no sistema.

O IBGE já participa das iniciativas de contratação de bens e serviços compartilhados ou centralizados conduzidas pela Central de Compras da Secretaria de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia?

IBGE – Sim, inclusive estamos participando da licitação de transporte pessoal.

Quer receber notícias sobre concursos públicos? Envie-nos uma mensagem com a sua área de interesse para o nosso Whatsapp e seja atualizado!

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.