Katharine Mota • 13/01/2022
O concurso ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade) deve reabrir o período de inscrições. Apesar do prazo estar encerrado, a juíza federal, Hind Kayath, determinou que o Instituto reabra o prazo para pessoas com deficiência.
O período de inscrição ocorreu entre os dias 3 a 23 de dezembro, com uma taxa que variava entre R$ 72,80 a R$ 104,00. Os cargos oferecidos são para Analista Ambiental e Técnico Ambiental.
A magistrada que atua na comarca de Belém, também ordenou que o concurso ICMBio simplifique a documentação exigida, no ato da inscrição, para comprovação da deficiência do candidato.
No edital consta que o candidato deve apresentar atestado da deficiência emitido por equipe multiprofissional e interdisciplinar, mas a Justiça determinou que basta a apresentação de laudo médico simples.
No entendimento do Ministério Público Federal (MPF), que ajuizou a ação, a exigência de apresentar um parecer emitido por equipe multiprofissional e interdisciplinar não pode ser feita no ato da inscrição, para não dificultar ou até impedir que essas pessoas concorram às vagas.
Segundo o MPF, a ação visa diminuir os custos dos candidatos, evitar a burocracia e a sobrecarga do Sistema Único de Saúde (SUS), que está com atendimentos em excesso em virtude dos casos de covid-19 e gripe.
Caso haja necessidade, a banca também deverá ampliar o prazo para pagamento do boleto bancário emitido para realizar a inscrição no certame. É importante enfatizar que essa decisão do concurso ICMBio tem abrangência nacional.
O edital do concurso ICMBio foi organizado pela banca Cebraspe e lançado no final de 2021 com a oferta de 171 vagas distribuídas entre os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Rondônia.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Katharine Mota
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Já atuou na área de Assessoria de Comunicação, área de tecnologia e na produção de conteúdos no ramo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.