Redação Direção Concursos • 28/01/2021
O novo concurso para o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (concurso Igeprev PA) está entre os editais confirmados pela Secretaria de Planejamento para o ano de 2021 (veja aqui).
O último concurso para o Igeprev foi realizado em 2018 com a oferta de 74 vagas para candidatos de nível superior em diversas especialidades. O concurso foi organizado pelo Iades.
A vagas foram distribuídas da seguinte forma:
Os candidatos foram avaliados por meio de uma prova objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório. Além disso, os candidatos foram submetidos à avaliação de títulos, de caráter apenas classificatório.
De acordo com o último edital, a remuneração básica ofertada no concurso Igeprev PA é a seguinte:
Nível superior: inicial de R$ 4.245,29 para jornada de 40 horas semanais;
Nível médio: inicial de R$ 3.266,84 para jornada de 40 horas semanais.
Técnico previdenciário: diploma de curso de graduação de ensino superior em Serviço Social ou Psicologia expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC. Habilitação Profissional: registro no órgão de classe.
Analista de investimentos: diploma de curso de graduação de ensino superior em Economia, Matemática, Engenharia de Produção, Ciências Contábeis ou Ciências Atuariais expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC. Habilitação Profissional: registro no órgão de classe.
Técnico de estatística escriturária: diploma de curso de graduação de ensino superior em Estatística, Ciências Contábeis, Matemática ou Ciências Atuariais expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC. Habilitação Profissional: registro no órgão de classe.
Técnico de administração e finanças: diploma de curso de graduação de ensino superior em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais, Direito, Economia, Sociologia, Ciências Sociais ou Biblioteconomia expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC. Habilitação Profissional: registro no órgão de classe, exceto na formação de Direito .
A prova objetiva do concurso foi composta por disciplinas de Conhecimentos Básicos e Específicos. Na parte de Conhecimentos Básicos foram cobrados itens de:
LÍNGUA PORTUGUESA. 1 Compreensão e intelecção de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego do sinal indicativo de crase. 6 Formação, classe e emprego de palavras. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Colocação pronominal. 11 Regência nominal e verbal. 12 Equivalência e transformação de estruturas. 13 Paralelismo sintático. 14 Relações de sinonímia e antonímia.
RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO. 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.
LEGISLAÇÃO APLICADA AOS SERVIDORES DO IGEPREV. 1 Lei Complementar nº 039/2002 – institui o Regime de Previdência Estadual do Pará. 2 Lei nº 6.564/2003 – estruturação do IGEPREV. 3 Lei nº 8.613/ 2018 – altera e acrescenta dispositivos na Lei nº 6.564/2003. 4 Decreto nº 1.751/ 2005 – aprova o Regimento Interno do IGEPREV. 5 Regulamento Geral do Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Pará. 6.Lei Estadual nº. 5.810/1994 e suas alterações – dispõe sobre o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado do Pará.
ÉTICA E QUALIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO. 1 Ética. 1.1 Ética e moral. 1.2 Os valores, a ética e a lei. 1.3 Conduta ética. 1.4 Ética profissional. 1.5 Ética e responsabilidade social. 2 Qualidade no atendimento ao público. 2.1 Comunicabilidade, apresentação, atenção, cortesia, interesse, presteza, eficiência, tolerância, discrição, conduta e objetividade. 2.2 Comunicação e relações públicas. 3 Gestão da qualidade. 3.1 Qualidade em prestação de serviços: as dimensões da qualidade pessoal e profissional. 3.2 Fatores determinantes da qualidade. 3.3 Normatização técnica e qualidade. 4 Trabalho em equipe. 4.1 Personalidade e relacionamento. 4.2 Eficácia no comportamento interpessoal. 4.3 Comportamento receptivo e defensivo, empatia e compreensão mútua. 4.4 Relação entre clientes e fornecedores internos. 1.5
NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO GERAL. 1 A evolução da Administração Pública e a reforma do Estado. 1.1 Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada. 1.2 Excelência nos serviços públicos. 1.3 Excelência na gestão dos serviços públicos. 2 Noções de gestão organizacional. 2.1 Planejamento estratégico: definições de estratégia, condições necessárias para se desenvolver a estratégia, questões-chave em estratégia. 2.1.1 Processos associados: formação de estratégia, análise, formulação, formalização, decisão e implementação. 2.1.2 Metas estratégicas e resultados pretendidos. 2.1.3 Indicadores de desempenho. 2.1.4 Ferramentas de análise de cenário interno e externo. 3 Técnicas de mapeamento, análise, simulação e modelagem de processos. 3.1 Construção e mensuração de indicadores de processos. 4 Noções de gestão de projetos: planejamento, execução, monitoramento e controle, encerramento. 5 O processo racional de solução de problemas. 5.1 Fatores que afetam a decisão. 5.2 Tipos de decisões.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
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