Maurício Miranda Sá • 26/10/2020
Uma das boas oportunidades que surgiram neste ano, e que não estava sendo aguardada pelos concurseiros, é o concurso IMBEL (Indústria de Material Bélico do Brasil).
Após publicação de edital para provimento de cargos temporários, a IMBEL tornou públicas autorização e contratação da banca FGV para a gestão de uma nova seleção de empregados públicos.
O último concurso IMBEL teve edital divulgado em2016 e nesta matéria você irá acompanhar tudo que aconteceu naquele ano, como cargos ofertados, salários e demais informações.
Não custa lembrar que, de acordo com a imprensa especializada em certames públicos, o edital IMBEL 2020 está pronto e deve ter edital publicado ainda neste mês de outubro.
O concurso IMBEL 2016 teve a gestão da banca Cetro e abriu oportunidades apenas para a formação de cadastro de reservas, para admissão de novos empregados públicos.
Ressalta-se que a seleção não é para provimento temporário na entidade, mas os cargos também não são regidos pelo Regime Jurídico Único dos Servidores Civis Federais e, portanto, não geram estabilidade.
A forma de contrato é a mesma realizada por outros órgãos e entidades, como Banco do Brasil e Petrobras, ou seja, baseado na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
O último edital ofertou vagas para quem possuísse os níveis de escolaridade fundamental, médio/técnico ou superior. Dentre os cargos ofertados, estavam previstos os seguintes (separados por nível de escolaridade):
As provas foram aplicadas no dia 27 de março daquele ano, nos períodos matutino (manhã a partir das 8h) e vespertino (tarde a partir das 14h) a depender do cargo em disputa.
Essas Provas foram realizadas nos locais cujos candidatos poderiam ser lotados, quais foram: Brasília/DF, Itajubá/MG, Juiz de Fora/MG, Magé/RJ, Rio de Janeiro/RJ e Piquete/SP
A depender do cargo escolhido, o candidato foi avaliado através de provas objetivas ou de provas objetivas e redação. As disciplinas e conteúdos exigidos você confere logo abaixo.
O conteúdo programático disposto no último concurso IMBEL foi separado por nível de escolaridade. Ambos os cargos, porém, em suas disciplinas básicas tinham a cobrança de português (20), matemática (10) e informática (10).
As demais disciplinas exigidas eram separadas por cargo e variavam muito entre as opções previstas no edital. Para saber mais, basta acessar o link a seguir (a partir da página 42).
Os candidatos a uma das vagas na IMBEL foram avaliados através de uma prova objetiva, contendo 40 questões para cargos de nível médio e técnico e 50 questões para os demais cargos de nível superior.
No caso dos cargos de nível superior, ainda foram exigidas 20 questões de Conhecimentos Específicos (com disciplinas e conteúdos relacionados ao cargo em disputa).
À época, foram pagos salários que iram de R$ 1.071,97 (cargos de nível fundamental) para uma jornada de trabalho de 44h semanais a até $ 4.346,32 para cargos de nível superior, com a mesma jornada.
Tem dúvida de como organizar o seu estudo pós-edital? O professor Ronaldo Fonseca tem uma dica muito rápida e importante. Confira abaixo:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.