Katharine Mota • 05/05/2022
Em fevereiro de 2022, 534 empregados públicos foram cedidos para o Instituto Nacional de Seguridade Social a fim de minimizar o impacto causado pela falta de servidores efetivos do concurso INSS. A autarquia já fez um pedido em regime de urgência para preencher 7.830 vagas.
Nos últimos cinco anos diversos órgãos disponibilizaram a sua força de trabalho para tentar socorrer o Instituto, que passa por uma crise em virtude do deficit de pessoal.
Segundo o relatório que apresenta os motivos que justificam a publicação de um novo edital, vários servidores foram enviados desde 2017.
Entre as instituições estão Infraero, Serpro, Correios, Eletrosul, Dataprev e Valec; entidades que desenvolvem atividades muito distantes das desempenhadas pelo Instituto.
Confira abaixo:
Esse argumento demonstra a necessidade irrefutável de um concurso INSS e, apesar do quantitativo de vagas parecer elevado, o número de cargos vagos é muito superior. Até o mês de fevereiro de 2022, os números eram de:
Os servidores da autarquia estão em greve há mais de um mês em praticamente todos os estados da federação. Entre as reivindicações está a realização do concurso INSS.
O Projeto de Lei 01/2022 que trata sobre o orçamento da União foi aprovado pelo Congresso Nacional e a expectativa é que o Ministério da Economia libere os recursos para a publicação do edital.
Katharine Mota
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Já atuou na área de Assessoria de Comunicação, área de tecnologia e na produção de conteúdos no ramo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.