Larissa Lustoza • 25/03/2022
Foi realizada uma nova reunião entre representantes sindicais e o presidente do INSS, José Carlos Oliveira. Entre os assuntos do encontro, estiveram presentes a realização de um novo concurso INSS.
O foco principal, no entanto, foi a ênfase na realização da greve e da dimensão que tomaria caso as demandas não fosse atendidas.
Entre uma série de requisições, a categoria pede mudanças na jornada de trabalho, nas metas, o fim da terceirização e e um novo concurso publico.
Inicialmente, era esperada a presença do ministro Onyx Lorenzoni. No entanto, o ministro não compareceu e, em seu lugar, esteve presente o presidente da autarquia.
Em relação específica a um possível edital INSS, o representante do Consórcio de Sindicatos do Seguro e da Seguridade Social filiados à CUT, João Torquato, contou que uma decisão definitiva do Ministério da Economia ainda não foi dada.
“Mas o Ministério da Economia tem um posicionamento, caso tiver concurso público, que o INSS poderá ser contemplado, talvez não do tamanho do pedido feito”, explicou Torquato.
Em protesto por uma série de demandas, agências da autarquia amanheceram, desde o dia 23/3, fechadas e sem previsão de retorno.
Uma das demandas é a exigência da reposição salarial de 19,99% da inflação. Além disso, o grupo pede a retirada da proposta da reforma administrativa do governo Bolsonaro.
A greve é mais uma reposta dos servidores públicos em relação, especialmente, à falta de reajuste salarial. Um protesto já tinha sido realizado no dia 16 de março, com a ocupação na Esplanada dos Ministérios.
Em síntese, a categoria pede as seguintes reivindicações:
No momento, não há previsão de um novo concurso INSS. Uma resposta seria dada até a última terça-feira, dia 22 de março, mas não houve informações sobre alguma posição do governo.
O último concurso INSS aconteceu em 2015 e foi organizado pelo Cebraspe. O edital foi destinado ao preenchimento de 950 vagas, sendo 800 para o cargo de Técnico e 150 oportunidades para a carreira de Analista.
O salário do último edital para Analista foi de R$ 7.496,09, enquanto que a remuneração para os aprovados no cargo de Técnico foi de R$ 4.886,87.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.