Katharine Mota • 31/01/2022
A Associação Nacional dos Peritos Médicos (ANMP) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) realiza nesta segunda-feira, 31 de janeiro, o “Dia Nacional da Advertência”. A paralisação vai durar 24 horas e reivindica um aumento de 20% dos salários, melhores condições de trabalho e novo edital para um concurso INSS.
Essa paralisação deve comprometer cerca de 25 mil perícias que estavam agendadas em todo o país. Com isso, as pessoas que seriam atendidas precisam entrar em contato com o Instituto e reagendar a sua consulta.
Atualmente, são realizadas em média 500 mil perícias no órgão, mas segundo Luiz Carlos Argolo, presidente da ANMP, esse número poderia ser bem maior. “Os atendimentos mensais poderiam chegar a 800 mil, caso a atual gestão retirasse o trabalho remoto e fosse competente sob o ponto de vista gerencial.”
A categoria afirmou que o INSS e o Ministério do Trabalho e Previdência foram notificados previamente sobre esse ato dos servidores.
Segundo a ANMP, várias tentativas foram feitas para negociar com a administração pública federal, mas nenhuma ação foi tomada e as negociações foram frustradas.
As principais reinvindicações dos servidores do INSS são:
O Ministério da Economia já havia solicitado um novo concurso INSS para preencher 7.575 vagas, que seriam distribuídas entre os cargos de Técnicos e Analistas.
Embora o número solicitado pareça elevado, a quantidade ideal para atender as necessidades do INSS seria bem maior. Apenas para o cargo de Técnico existem mais de 18 mil cargos vagos, já para o cargo de Analista são cerca de 2.300 oportunidades.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Katharine Mota
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Já atuou na área de Assessoria de Comunicação, área de tecnologia e na produção de conteúdos no ramo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.