Mateus Melis • 30/06/2023
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Alessandro Antonio Stefanutto, encaminhou um ofício ao secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Wolney Queiroz, solicitando providências para o aproveitamento de candidatos excedentes do concurso INSS.
Conforme divulgado recentemente pelo Direção Concursos, a autarquia já solicitou a autorização por meio do aditivo de 25% das oportunidades inicialmente estabelecidas no edital. A solicitação deste aditivo está prevista no decreto 9.739/2019.
Além desse pedido, o INSS também solicitou o aproveitamento de todos os candidatos excedentes aprovados na 1ª etapa do certame, mas que não foram classificados (1.894). Esse documento foi, inclusive, encaminhado ao secretário-executivo da Previdência. Saiba mais AQUI!
Mas afinal, quando essa lista dos excedentes pode ser divulgada? Em contato com a Direção Concursos, a assessoria do INSS informou que na lista de não reprovados existem 2.144 aprovados. Caso o aditivo de 250 seja aceito pelo governo federal, restariam 1.894 candidatos (o número exato de excedentes solicitados). Ainda não há previsão para divulgação da lista de excedentes. Veja:
Organizado pelo Cebraspe, o edital do concurso INSS foi realizado em 2022. Foram ofertadas, na época, 3.373 oportunidades para o cargo de Técnico do Seguro Social, sendo 1.000 imediatas e 2.373 destinadas à composição do cadastro reserva.
A primeira etapa do concurso foi composta por provas objetivas. A segunda etapa correspondeu ao curso de formação. Foram exigidos conhecimentos nas seguintes áreas:
Confira AQUI o pedido do novo presidente do INSS reforçando o pedido por excedentes.
Já está de olho no próximo concurso INSS? Então confira os cursos do Direção para este certame. Clique no banner abaixo e inicie AGORA a sua caminhada rumo à aprovação!
Além de solicitar o aproveitamento de todos os excedentes aprovados, o INSS solicitou novo edital de concurso público para o provimento de 7.655 vagas.
As oportunidades se dividem entre as seguintes especialidades:
As vagas de analistas, em um primeiro momento, são divididas entre as seguintes especialidades:
O cargo de Técnico do Seguro Social exige o nível médio de formação. O cargo de Analista, por sua vez, exige a formação de nível superior na especialidade desejada.
O salário inicial do aprovado será de:
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.