Karina Glória • 13/05/2022
O próximo concurso INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) segue sendo aguardado por concurseiros de todo o país, em especial após a aprovação do PLN 01/2022, que possibilita autorização de novo edital.
Atualmente, o órgão está em greve e para debater assuntos relacionados à categoria, foi aberta uma mesa de negociação entre a entidade, o Ministério da Economia e o Ministério do Trabalho e Previdência.
De acordo com o documento, é proposto que um comitê seja instituído para “pactuar a reestruturação/revisão dos processos de trabalho, metas, sistemas, processos e metodologia” no INSS.
Confira abaixo mais reivindicações da classe:
Entre as propostas apresentadas, estão alguns pontos que podem limitar o volume de trabalho de cada servidor e, com isso, viabilizar contratações futuras.
Um exemplo é o estabelecimento de uma meta diária no número de avaliações sociais e intervalo de 60 minutos entre agendamentos.
Além disso, também é proposta a suspensão dos desligamentos por não alcance de metas, e outros assuntos referentes à metas, conforme pode ser visto abaixo:
Em reunião recente, também foi abordada a intenção de que o cargo de Técnico do Seguro Social passe a exigir nível superior em futuros certames.
A justificativa é de que o nível de escolaridade atual não condiz com a complexidade da função desempenhada. Vale frisar que essa mudança não deve ser aplicada nesta próxima seleção. Veja detalhes aqui!
Conforme dito anteriormente, os servidores do INSS estão em greve e além de um novo concurso, também é reivindicado:
Após a finalização da greve, o documento propõe medidas como prazo para compensação das horas não trabalhadas por participação na greve, garantia da “não interferência na vida funcional” de quem aderiu a greve e outros:
CONFIRA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA!
O concurso INSS é uma das principais pautas dos servidores que permanecem em greve desde o mês de março de 2022.
Mais de 500 empregados públicos foram cedidos para o órgão com a finalidade de minimizar o impacto causado pela falta de servidores efetivos do órgão. Veja aqui!
O mais recente pedido foi feito solicitando 7.830 vagas com urgência, junto ao Ministério da Economia. O documento foi obtido com exclusividade pela equipe de jornalismo do Direção Concursos. Confira mais detalhes aqui!
Recentemente, a líder sindical da Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social), Tatiane Martins, afirmou que o certame será realizado.
Em reunião feita entre o Sindicato, o Ministério do Trabalho e Previdência, além de representantes do Ministério da Economia, foi destacada a aprovação do PLN 01/2022, que possibilita autorização de novo edital para o órgão.
No relatório publicado, foi destacado que a Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Economia sinalizou de forma positiva para realização do concurso.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!
Karina Glória
Graduada em Jornalismo e pós graduanda em Assessoria de Comunicação e Jornalismo Empresarial pela Universidade Estácio de Sá. Já atuou nas áreas de Assessoria de Comunicação, produção de rádio e redação de portais de notícias.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.