Larissa Lustoza • 28/05/2020
O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) deu sinal verde para a contratação de militares e servidores aposentados para atuar no INSS. A área técnica do órgão havia dado parecer negativo para a contratação. No entanto, técnicos do tribunal farão monitoramento da atuação dos servidores.
Enquanto isso, a autarquia contou com 17 mil inscritos no processo seletivo e estimou um período provável para realizar uma nova seleção. Mais informações sobre a contratação temporária e um possível novo concurso no decorrer desta matéria.
O Direção e o QConcursos vão VIRAR DE CABEÇA PARA BAIXO o mundo dos concursos. Será uma oportunidade única de ter acesso a materiais de altíssima qualidade de uma forma nunca antes oferecida! Além disso, haverá sorteio de 30 assinaturas ilimitadas! Para participar, inscreva-se clicando no banner abaixo:
A área técnica do TCU havia defendido a suspensão de todo o processo seletivo de contratação de temporários no INSS. Ao todo, mais 17 mil servidores aposentados e militares se inscreveram no processo simplificado.
O relator do processo, o ministro Bruno Dantas, indeferiu o pedido cautelar da área técnica para suspender o processo. Segundo Dantas, as irregularidades apontadas pela área técnica poderão ser melhor observadas e avaliadas na análise do mérito do processo.
O ministro Walton Alencar Rodrigues aprovou a contratação desde que fosse realizado um monitoramento a cada dois meses no INSS. A preocupação é de que os militares não terão condições de aprender as “vicissitudes, nuances do exercício do cargo” para o deferimento dos pedidos.
Enquanto isso, o INSS afirmou que passa por grandes mudanças na estruturas, inclusive sobre a real necessidade de pessoal e suas qualificações. A autarquia acredita que os temporários ajudarão a zerar o estoque de pedidos e requerimentos à espera há mais de 45 dias.
Com isso, o órgão estima que um novo pedido de concurso público será realizado somente a partir de 2022.
Por isso, o concurso INSS se torna uma boa escolha para estudar a longo prazo. Confira o pacote de cursos completos para a carreira:
Antes da autarquia afirmar que uma nova seleção só ocorreria a partir de 2022, uma Ação Civil Pública do MPF exigia que o INSS tomasse medidas para diminuir a quantidade de processos na espera. Uma delas era realizar um concurso público.
Na época, foi marcada uma audiência de mediação entre o MPF e o INSS, em que foi acordado que o INSS enviaria um relatório de eficiência mensalmente, mostrando a evolução no atendimento dos processos atrasados. O processo foi reaberto em janeiro deste ano, mas não houve mais atualizações.
Não sabe se deve estudar para o concurso INSS? A equipe de jornalismo elencou algumas razões para se dedicar nesta matéria (clique aqui).
Clicando na imagem a seguir, você baixa um e-book (livro eletrônico) completo e GRATUITO para aumentar sua produtividade nos estudos para o concurso INSS. VEJA:
Conheça nossa Assinatura Ilimitada. Nela, você tem acesso a cursos completos de concursos públicos, que utiliza o PDF 2.0, uma ferramenta que solucionou todos os problemas dos concurseiros.
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.