Mateus Melis • 06/04/2022
A autorização por um novo concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é esperada pelos concurseiros. O novo certame é pode ofertar mais de 7 mil oportunidades. Mas a dúvida que fica é: será exigido nível superior para o cargo de Técnico?
O tema foi citado por Thaize Antunes nesta terça (5/4), componente da FENASPS, ao comentar sobre a reunião realizada entre a categoria e o Ministério da Economia.
De acordo com Thaize, a pasta da Economia comentou que a mudança depende de mais estudos sobre o assunto.
“Conforme informado pelo Ministério, isso dependeria de mais um estudo da Economia sobre o assunto, mas já há uma nota técnica do INSS defendendo isso”, relata.
A nota técnica, comentada pela representante da categoria, foi encaminhada junto com o pedido pelo novo concurso INSS. Conforme noticiado pelo Direção Concursos, a autarquia utilizou como justificativa a “complexidade das atividades realizadas no reconhecimento de direitos”. Veja:
Mas apesar desta possível mudança, o próprio INSS informou que o pedido de alteração no requisito de escolaridade foi apenas uma “sugestão”. Veja!
De acordo com o professor Victor Dalton, a alteração para nível superior só será possível mediante aprovação de lei. A discussão sobre a mudança do requisito de escolaridade não deve ser tratada antes do novo concurso INSS.
“A transformação do cargo de Técnico para nível superior só pode se dar por meio de aprovação de lei. É pouco provável que isso seja discutido antes de um próximo edital, ainda mais em ano de eleições. Portanto, pelo menos para este próximo certame, ainda acredito em exigência de nível médio para o cargo de técnico”, relata.
É importante ressaltar que a representante dos servidores do INSS ainda comentou que um novo certame ainda aguarda orçamento.
Confira aqui a live completa do FENAPS:
No final de março, servidores do INSS fecharam a porta de agências em diversas localidades em uma greve nacional. Uma das demandas foi a realização de novo concurso, que ainda está sem previsão.
Além de nova seleção, os servidores também reivindicam os seguintes pontos:
Outra categoria que aderiu à paralisação foi a de médicos peritos, que pedem:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.