Torgan Magalhães • 04/06/2024
Durante reunião da Mesa Específica e Temporária da Carreira do Seguro Social, o Ministério da Gestão e da Inovação abriu o debate para o nível superior para Técnico do Seguro Social, que pode ser crucial para a forma de ingresso no próximo concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)!
A reunião aconteceu no dia 29 de maio, entre o MGI e Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS ). Na ocasião, o Ministério se manteve contrário à exigência de nível superior ao cargo de Técnico de Seguro Social, por conta das tipificações das funções de Técnico e Analista e que já existe cargo de nível superior na carreira do Seguro Social.
Além disso, o governo também justificou que não há possibilidade jurídica para que de transposição dos atuais cargos de nível médio para nível superior, por conta da medida ser considerada inconstitucional.
No entanto, a federação apresentou argumentos que fizeram com que o MGI abrisse a possibilidade de aprimoramento do debate, desde fossem seguidos tais critérios, sem transposições ou provimentos derivados.
A mudança de escolaridade, caso aprovada, deverá ser aplicada em editais futuros de concurso INSS e, analogamente ao que já foi feito para outras categorias, como foi o caso dos Agentes Penitenciários, onde o Governo espelharia a tabela do novo cargo para os atuais cargos de nível médio, ficando os mesmos em uma tabela separada com a possibilidade de adicionais conforme a escolaridade.
Quer saber tudo sobre o concurso do INSS? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? Se o seu sonho é ser servidor do INSS, vem conferir as notícias mais recentes do certame! Faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão do INSS:
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DO INSS NO TELEGRAM
De acordo com o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Alessandro Stefanutto, não será realizado um pedido de novo concurso INSS para 2024!
Segundo o ofício assinado por Stefanutto, a justificativa para que um novo edital não seja solicitado é que a autarquia já pediu a autorização para provimento adicional de 500 vagas do concurso vigente.
Além disso, fontes internas informara ao Direção Concursos que a expectativa é de que a primeira turma do curso de formação de 250 aprovados seja realizada ainda no primeiro semestre de 2024, com a outra turma do curso de formação, com demais 250, no segundo semestre.
Aproveite nossa promoção especial de assinaturas e tenha acesso a mais de 300 cursos preparatórios para concursos públicos.
Com nossos conteúdos cuidadosamente elaborados e a orientação dos nossos professores experientes, você terá acesso a conteúdos completos e com muita qualidade. Cada curso é feito para oferecer o melhor material de estudo, com vídeos, PDFs, e milhares de questões resolvidas e comentadas para maximizar seu aprendizado.
Não perca essa oportunidade de transformar sua preparação e alcançar a tão sonhada aprovação. Nosso compromisso é com o um conhecimento de qualidade que há quase 6 anos já aprovou milhares de alunos. Garanta sua assinatura e comece hoje mesmo a mudar seu futuro!
Torgan Magalhães
Jornalista do Direção Concursos. Estudante do Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.