Larissa Lustoza • 28/07/2021
A Justiça do Rio Grande do Norte pediu a suspensão do concurso público do Instituto Técnico-Científico de Perícia do estado (concurso Itep RN) para o cargo de Perito Criminal – Área Geral. Segundo Justiça, critérios sobre a escolaridade não foram seguidos.
Com cerca de 7,6 mil candidatos inscritos ao cargo, o concurso Itep RN teve as provas aplicadas no dia 25 de julho. No entanto, de acordo com juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, há indícios de legalidade no cargo.
Atendendo ao pedido feito pela Associação Brasileira de Criminalística em Ação Civil Pública, o juiz Francisco Seráphico da Nóbrega considerou que os requisitos de escolaridade exigidos por lei federal e estadual não foram seguidos.
Apesar de exigir nível superior conforme edital, a Justiça declarou que não houve a inclusão de nenhuma exigência quanto à especialidade dos cargos, o que seria contrário à própria natureza do cargo que exige conhecimento especializado.
Na ação, juiz explicou que segundo o artigo 25, da LCE nº 517/2016, o Itep RN pode preencher vagas para o cargo de perito conforme rol exemplificativo, mas isso deve ocorrer por portadores de diplomas de “outros cursos de bacharela previstos no edital”.
Inicialmente, a associação havia pedido a suspensão de todo o concurso Itep RN, mas o magistrado entendeu que esta era uma medida desproporcional.
A banca organizadora da seleção, o Instituto AOCP, respondeu em nota para veículos de comunicação que o edital do concurso Itep RN está normatizado de acordo com a lei de instituição do cargo.
“Dessa forma, o Instituto afirma que todos os fundamentos legais serão apresentados judicialmente para reverter a decisão de suspensão”, informou.
O concurso Itep RN esteve com as inscrições disponíveis até o dia 7 de junho. Seleção ofertou 276 vagas distribuídas entre os cargos de Peritos Oficiais, Técnicos Forenses, Médicos Legistas e Agentes de Necropsia. Salários podem chegar a até R$ 22,3 mil, de acordo com o cargo.
Ao todo, 49.039 candidatos se inscreveram na seleção, no entanto mais de 18 mil não compareceram aos locais de prova, o que corresponde às abstenções do concurso Itep RN.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.