Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concurso IVISA-Rio: sancionada lei que criou órgão com 900 vagas

Concurso IVISA-Rio: sancionada lei que criou órgão com 900 vagas

Na manhã do dia 27 de outubro de 2020, o Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro (DOM RJ) tornou público ofício que sanciona a criação do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio).

O surgimento do novo órgão se deu após Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo e sua criação não acarreta aumento de despesas no município. Esse instituto é subordinado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Concurso IVISA-Rio: Quadro Próprio de Pessoal

O IVISA-Rio é oriundo da extinção da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (S/SUBVISA) e seus cargos deverão ser ocupados por servidores aprovados em concurso.

Segundo o documento publicado no DOM RJ, o órgão é composto de três cargos exclusivos do seu Quadro Próprio de Pessoal.

Cargos

  • Especialista IVISA-Rio (Especialista em Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária)
  • Assistente Técnico IVISA-Rio (Assistente Técnico em Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária)
  • Auxiliar Operacional IVISA-Rio (Auxiliar Operacional em Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária)

Concurso IVISA-Rio: etapas

Como dito anteriormente, os cargos acima listados somente serão ocupados através de ingresso oriundo do concurso IVISA-Rio de provas ou provas e títulos.

A seleção contará, ainda, com uma segunda fase composta por Curso de Capacitação Profissional, de caráter eliminatório e classificatório, e o edital ainda poderá estabelecer a área de atuação do candidato aprovado.

Comece seus estudos

Tem dúvida de como começar o estudo para concursos? O professor Ronaldo Fonseca tem uma dica rápida para você:

Concurso IVISA-Rio: vagas criadas e requisitos de ingresso

A lei que criou o Instituto (IVISA-Rio) ainda disponibilizou o quantitativo próprio do órgão, que é no montante de 900 servidores, sendo distribuídos da seguinte maneira:

Concurso IVISA-Rio: vagas criadas e requisitos de ingresso

Requisitos nível superior

  • Especialista: para ingressar no cargo de especialista, o candidato precisa possuir alguns requisitos no concurso IVISA-Rio:
    • Conclusão de curso de graduação com registro no respectivo conselho de fiscalização do exercício profissional em: administração, arquitetura, biologia, biomedicina, ciência da computação ou análise de sistemas, comunicação social, direito, enfermagem, engenharia (áreas), farmácia, odontologia, medicina, medicina veterinária, nutrição ou química;
    • Requisito especificado no item anterior e, quando necessário, conclusão de curso de pós-graduação em nível de especialização ou residência, reconhecido pelo Ministério da Educação, com carga horária mínima de trezentos e sessenta horas, na forma requerida pelo edital do concurso.

Requisitos nível médio

  • Assistente Técnico: para ingressar no cargo de especialista, o candidato precisa possuir alguns requisitos no concurso IVISA-Rio:
    • Conclusão do ensino médio;
    • Requisito especificado no item anterior e, quando necessário, conclusão de curso técnico com registro no respectivo conselho de fiscalização do exercício profissional nas áreas de: agroindústria, análises clínicas, ciências agrárias, agrícolas ou agropecuária, biotecnologia, informática ou processamento de dados, manipulação farmacêutica, manipulação ou processamento de alimentos, metrologia, radiodiagnóstico ou radiologia, ou química, na forma requerida pelo edital do concurso.

Requisitos nível fundamental

  • Auxiliar Operacional: para ingressar no cargo de especialista, o candidato precisa possuir alguns requisitos no concurso IVISA-Rio:
    • Conclusão do quinto ano do ensino fundamental.

Concurso IVISA-Rio: salários

Conforme prega a lei criada, os padrões de vencimentos básicos das categorias do Quadro Próprio de Pessoal do IVISA-RIO serão os mesmos previstos para as categorias funcionais da Área da Saúde (confira aqui).

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Resumo concurso IVISA-Rio

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.