Adriele Silva • 21/09/2023
O Ministério da Justiça pretende aderir ao Concurso Nacional Unificado (CNU), ofertando 100 vagas distribuídas entre os cargos de Analista Técnico Administrativo. O cargo exige formação em nível superior e oferece salário inicial no valor de R$ 6.255,90.
Em julho, durante uma coletiva de imprensa, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, informou que o concurso Ministério da Justiça havia sido autorizado.
Antes disso, em maio de 2023, o certame havia sido solicitado para o provimento de 430 vagas de níveis médio e superior, distribuídas em diversas carreiras, como administrador, psicólogo, contador e analista técnico administrativo.
Vale lembrar que, até agora, estão sendo ofertadas 5.151 vagas no CNU, conforme demonstrado na tabela que segue:
O Concurso Nacional Unificado está sendo preparado, e até o momento são mais de 6.640 vagas já confirmadas! O edital tem previsão de ser publicado até dezembro. E para você não ficar de fora dessa oportunidade, o Direção Concursos preparou um material 100% gratuito, com as principais informações até agora sobre o CNU.
Comece sua preparação AGORA:
Baixe aqui seu Material Gratuito do CNU
O Concurso Unificado será realizado por meio de uma prova única que será aplicada em cerca de 180 municípios de todo o país.
O certame seguirá as principais características abaixo:
Os editais serão publicados segmentados por blocos temáticos, com diversos cargos de uma mesma área. Confira como será a distribuição dos cargos e vagas entre os grupos!
Em relação ao cronograma, veja as principais datas que foram propostas, inicialmente, pelo governo federal:
Confira mais detalhes sobre o Concurso Nacional Unificado!
Em junho de 2022, um novo pedido de autorização para o concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública foi protocolado junto ao Ministério da Economia.
Na ocasião, o órgão solicitou 721 vagas para novos servidores, em diversas áreas, nos níveis intermediário e superior de escolaridade, sendo elas:
Além da solicitação, o órgão elaborou uma nota técnica com estudos aprofundados e planejamento prévio do certame. A nota ressalta que desde 2013, o Ministério da Justiça busca autorização para realização de concurso público para provimento de cargos efetivos (sem êxito) visando à redução do déficit de servidores.
Agora, com a possível adesão ao CNU, o Ministério da Justiça deve propor somente 100 vagas para o cargo de Analista Técnico Administrativo.
De acordo com o Núcleo Central do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o órgão conta com 1.300 vagas de cargos efetivos do PGPE e da Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais, sendo 563 providas e 737 desocupadas.
Confira mais detalhes na tabela, a seguir:
A aposentadoria destaca-se entre as diversas formas de vacância dos servidores ocupantes de cargos efetivos.
No período de 2018 até abril de 2022, 109 aposentadorias foram concedidas. Veja no quadro abaixo:
A estimativa é que, até o ano de 2026, 23,1% do quadro de servidores, ou seja, 130 servidores efetivos do Núcleo Central deste Ministério, estará se aposentando com proventos integrais.
O benefício também pode ser concedido proporcionalmente ao tempo de contribuição, deixando esse número ainda maior.
Veja detalhes no quadro abaixo:
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Adriele Silva
Formada em jornalismo pela Unesp Bauru (SP) e mestre em jornalismo pela UEPG (PR).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.