Mateus Melis • 22/06/2023
Por meio de suas mídias sociais, o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, informou que o Ministério Público do Trabalho está em tratativas com a Procuradoria-Geral da República para a realização de um novo concurso MPT em 2023.
A expectativa, conforme indicado pelo procurador, é que o certame ofereça vagas para o cargo de Perito (específicas para o quadro do MPT) e para servidores. Ainda não há mais detalhes sobre o possível certame.
Para ingressar na carreira de Perito, é necessário possuir nível superior de escolaridade na especialidade contemplada pelo edital.
No momento, conforme dados do próprio órgão, o salário inicial do aprovado no concurso MPT será de:
Os números acima já estão com os 18,13% de reajuste. Além da remuneração, o servidor ainda faz jus aos seguintes benefícios:
Confira AQUI a fala do procurador sobre um possível edital em 2023!
O MPT é um dos órgãos que compõem o Ministério Público da União (junto com o MPF, MPM e MPDFT). O último concurso MPU foi realizado em 2018, quando foram ofertadas 47 vagas para os cargos de Técnico e Analista.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva discursiva (somente cargo de nível superior). Veja as disciplinas cobradas:
O edital do concurso MPU de 2018 está vigente até o mês de setembro de 2024.
O Ministério Público da União poderá realizar edital em breve. Isso porque informações apuradas pelo Direção indicam que reuniões internas já foram realizadas para o novo concurso.
De acordo com boatos divulgados nas mídias sociais, o certame poderá ofertar 50 vagas para a recém criada carreira de Policial do MPU, além de oportunidades de Técnicos e Analistas. Saiba mais AQUI!
O cargo de Analista exige o nível superior de formação. O cargo de Técnico, por sua vez, até o momento, exige o nível médio de formação. Isso ocorre porque o MPU e os sindicatos dos servidores buscam a exigência de diploma de nível superior para o cargo. A mudança chegou a ser aprovada no Congresso Nacional, mas logo em seguida foi vetada pelo presidente Lula. Na justificativa, o chefe do Executivo nacional alegou vício de constitucionalidade. Saiba mais AQUI!
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.