Natália Pires • 18/10/2024
O edital do novo concurso MPU (Ministério Público da União) pode ser publicado a qualquer momento!
Isso porque foi publicado em Diário Oficial da União nesta sexta-feira (18/10), o extrato de contrato que oficializa a FGV como banca organizadora do certame.
Como noticiado anteriormente pelo Direção, o contrato com a banca foi assinado no dia 10 de outubro, e de acordo com o documento, a expectativa é de aproximadamente 340.000 mil candidatos inscritos para concorrer às vagas ofertadas de Analista e Técnico do MPU.
Além disso, o contrato informa também, o cronograma previsto, que ressalta que o edital deve ser publicado ainda neste mês de outubro, com as provas sendo realizadas 60 dias após a publicação.
Vale lembrar que o Direção Concursos obteve acesso exclusivo ao documento que informa os cargos que serão ofertados no concurso MPU, são eles:
Analista do MPU
Técnico do MPU
Os aprovados irão receber os seguintes salários iniciais, a partir de fevereiro de 2025:
Confira, abaixo, publicação em Diário Oficial:
A decisão sobre o nível de escolaridade exigido para os cargos de Técnico Judiciário é fundamental para o andamento do concurso MPU, e o tema pode ser definido em breve.
Isso porque a Ação Direta de Inconstitucionalidade 7710 (ADI) já está conclusa ao relator da ação, ministro Dias Toffoli, agora, a decisão será tomada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), durante o pleno do órgão.
Vale lembrar que no início de setembro a Procuradoria-Geral da República entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ao Supremo Tribunal Federal (STF), exigindo que o cargo de Técnico Judiciário volte a ser de nível médio.
Dentre as justificativas, a PGR afirma que os artigos n° 2 e n° 3 da Lei 14.591/2022, que altera a escolaridade dos Técnicos de nível médio para nível superior, são considerados inconstitucionais porque resultam de incursão ilegítima sobre a esfera da iniciativa legislativa reservada do Procurador-Geral da República.
Conforme mencionado, o cronograma que consta no contrato da FGV prevê que o edital do concurso MPU seja publicado em outubro de 2024. Já as provas, seriam aplicadas já no mês de novembro, o que é improvável, pois o decreto nº 9.739/2019 estabelece o prazo mínimo de dois meses entre a publicação do edital e aplicação das provas.
Já o Teste de Aptidão Física (TAF), exclusivo para o cargo de Técnico – Segurança Institucional, está previsto para ocorrer entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025.
Além disso, a convocação para o programa de formação profissional está prevista para abril, enquanto o resultado final do certame seria divulgado em maio de 2025.
Veja, a seguir, o cronograma previsto na íntegra:
Confira mais detalhes do termo de referência!
Agora o Direção tem um canal EXCLUSIVO para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais. Não perca tempo e entre agora!
Na Black Antecipada do Direção Concursos, vamos oferecer o MENOR PREÇO DO ANO na nossa Assinatura Vitalícia, e isso só vai acontecer para quem estiver AO VIVO com a gente no dia 28/10, às 8h.
Isso mesmo, só quem estiver lá vai PAGAR MENOS e garantir o acesso a uma plataforma completa, desenhada para te levar até a aprovação que você tanto busca.
E não adianta deixar para depois: essa oferta NÃO será divulgada em nenhum outro lugar fora da live!
Com a Assinatura Vitalícia, você vai ter em mãos mais de 500 cursos completos, em vídeo e PDF, que cobrem todos os detalhes dos principais concursos do país; acesso direto aos nossos professores com o tira-dúvidas, sem enrolação, respondendo o que você realmente precisa; ao Sistema de Questões que coloca sua preparação à prova e te ajuda a dominar cada assunto até a aprovação e muito mais.
Toque no banner abaixo, marque no seu calendário e esteja preparado(a) para DAR O PASSO QUE VAI MUDAR SUA VIDA!
Natália Pires
Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.