Natália Pires • 04/09/2024
O Projeto de Lei Orçamentária de 2025 (PLOA 2025) foi apresentado na última sexta-feira (30/8) ao Congresso Nacional. O documento traz a previsão de 232 provimentos para o Ministério Público da União, o que aumenta a expectativa de um novo concurso MPU!
Os provimentos são distribuídos entre o Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Escola Superior do Ministério Público da União e Conselho Nacional do Ministério Público.
Confira, abaixo, a distribuição apresentada:
Vale lembrar que o novo concurso MPU já possui comissão formada e a publicação do edital é prevista para ocorrer em outubro de 2024!
Apesar de ainda não haver confirmação sobre o quantitativo de vagas a ser ofertado, a expectativa é que as oportunidades contemplem todas as áreas dos cargos de Técnico e Analista Judiciário.
O PLOA 2025 será enviado para análise da Comissão Mista de Orçamento, que pode fazer alterações no Orçamento sugerido e, posteriormente, seguirá para votação em sessão conjunta do Congresso.
Vale ressaltar que o Projeto da Lei Orçamentária Anual diz respeito à autorização para provimento de vagas via concurso público, seja por meio de novos certames ou pela nomeação de aprovados em concursos anteriores. Além disso, o documento não representa uma obrigação de contratação por parte do Governo Federal. A aprovação da lei apenas garante que o Governo esteja autorizado a realizar o provimento destes servidores.
Confira o PLOA 2025 na íntegra!
Como mencionado anteriormente, o novo concurso MPU já possui comissão organizadora formada, e o Direção obteve acesso EXCLUSIVO ao documento que informa os possíveis prazos de publicação do edital e realização das provas do certame.
O cronograma previsto pela comissão é o seguinte:
Apesar de ainda não haver confirmação sobre o quantitativo de vagas a ser ofertado, a expectativa é que as oportunidades contemplem todas as áreas dos cargos de Técnico e Analista Judiciário.
Vale lembrar que, em julho de 2024, o MPU abriu concurso interno para remoção de servidores. Esta é uma importante etapa que costuma preceder a abertura de concursos públicos.
Além disso, na última terça-feira (3/9), o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União (SindMPU) divulgou um vídeo em suas redes sociais afirmando que o cronograma do certame não deve sofrer atrasos, mesmo com o andamento da ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que solicita a volta do cargo de Técnico Judiciário para nível médio.
Os aprovados farão jus aos seguintes salários iniciais, a partir de 2025, após o reajuste sancionado pela Lei 14.524/2023:
Agora o Direção tem um canal EXCLUSIVO para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais. Não perca tempo e entre agora!
Esse é seu ano, chegou a hora de você conquistar seus sonhos! Estude com quem já chegou lá e sabe a direção certa; tenha a possibilidade de estudar com professores de alto nível direcionados por áreas específicas. Com o Direção você terá acesso a ferramentas como:
O Direção Concursos vem aprovando uma multidão de alunos nos concursos mais disputados de todo o Brasil. Inicie agora seus estudos rumo à aprovação. Aproveite!
Natália Pires
Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.