Maurício Miranda Sá • 08/02/2021
Todos de olho no próximo dia 12 de fevereiro. Na data, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) irá protocolar pedido de regulamentação do cargo de Policial do MPU. Para ingressar nesse cargo, os futuros policiais do órgão deverão ser aprovados no concurso MPU.
Hoje, os encarregados pela segurança do Ministério Público da União ingressaram como técnico (com especialidade em segurança institucional e transporte). A solicitação de regulamentação visa à alteração dessa nomenclatura para policial do MPU.
A informação foi do jornal Folha Dirigida, que entrevistou Laércio Bernardes, coordenador-geral da Associação dos Agentes de Segurança Institucional do órgão. Espera-se que a regulamentação seja aprovada ainda em 2021.
Segundo o dirigente, o requisito para ingresso no cargo, que hoje é possuir nível médio de escolaridade e possuir Carteira Nacional de Habilitação categoria “D” ou “E”será mantido.
O último concurso MPU, para provimento no referido cargo, foi realizado em 2015, com o Cespe (atual Cebraspe) gerindo suas etapas. Além desse cargo, foram ofertadas vagas para analista (diversas especialidades).
O salário pago aos seus ocupantes, à época, foi de R$ 5.007,82, para uma jornada laboral de 40h semanais. Muitas das atribuições do cargo são de natureza policial, como mostra do edital MPU 2015.
Foram 22 vagas (e formação de cadastro de reservas), com lotação nos seguintes estados brasileiros: Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A seleção foi realizada em quatro etapas, sendo elas as de provas objetivas, TAF (Teste de Aptidão Física), avaliação médica e Curso de Formação Profissional.
As provas foram realizadas em março daquele ano, com 3h30 de duração. A modalidade aplicada foi a clássica da banca Cebraspe, ou seja, CERTO e ERRADO, com uma alternativa errada ANULANDO uma correta.
Dentre as disciplinas exigidas, estavam presentes as de português, administrativo, legislação aplicada ao MPU, ética no serviço público, trânsito e manutenção veicular, segurança institucional e direitos humanos.
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre essa carreira? O Direção Concursos preparou um grupo no telegram com as principais notícias voltadas para a área de Tribunais e Ministérios Públicos. Clique aqui e participe!
Tem dúvida de como começar o estudo para concursos? O professor Ronaldo Fonseca tem uma dica rápida para você:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.