PUBLICIDADE
Larissa Lustoza • 10/03/2021
O Procurador-Geral da República, Augusto Aras, encaminhou projeto de lei que modifica o quadro de pessoal do Ministério Público da União (MPU), transformando cargos de técnico em procuradores ou comissionados (concurso MPU).
O projeto de lei 813/2021 foi encaminhado por Aras e aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. A transformação dos cargos do MPU seria para preencher o quadro do MPDFT.
Serão 141 cargos de Técnico do MPU transformados para 8 de Procurador de Justiça e de cargos comissionados do MPDFT.
O texto exato da lei é o seguinte:
Art. 1º Ficam transformados 141 (cento e quarenta e um) cargos de Técnico do Ministério Público da União, em 8 (oito) cargos de Procurador de Justiça e nos cargos em comissão constantes do Anexo desta Lei, no âmbito do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.
Art.2º Esta Lei não implicará em aumento de despesas.
Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Na justificativa, Aras aponta a autonomia funcional e administrativa garantida ao MPU e que a transformação é para “melhor estruturar a atividade-fim” do MPDFT.
“Ressalte-se que não haverá aumento das despesas a serem suportadas, ao menos num primeiro momento, em razão de que a alteração proposta mantém a despesa em seus patamares atuais”, explicou Aras na justificativa do projeto de lei.
Enquanto isso, a criação do cargo de Polícia – que deve estar presente no próximo concurso MPU – foi protocolada junto ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Atualmente, os ocupantes do cargo de técnico em segurança institucional e transporte do MPU é que cumprem as atribuições dos futuros policiais do Ministério Público.
O que se sabe é que a mudança, a princípio, é apenas de nomenclatura, visto que os requisitos de ingresso serão os mesmos.
Para ser um Técnico em segurança institucional é preciso ter nível médio completo e Carteira Nacional de Habilitação do topo “D” ou “E”.
O último concurso MPU para o cargo de técnico em segurança institucional e transporte teve edital publicado em 2015, com a oferta de 22 vagas e formação de cadastro de reservas.
Tem dúvida de como começar o estudo para concursos? O professor Ronaldo Fonseca tem uma dica rápida para você:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.