Lucas Ramos • 17/01/2024
O Concurso Nacional Unificado já teve seu edital publicado! E Esther Dweck, ministra do MGI, comentou no programa “Bom dia, Ministra” do CanalGov, sobre a possibilidade da realização de novos concursos federais unificados.
Além disso, também abordou sobre novos concursos em outros órgãos e a realização de editais unificados a níveis estaduais!
Na edição de 2024, serão 13 mil oportunidades ao total, com vagas imediatas e cadastro reserva. Confira todos os destaques da entrevista!
O Concurso Nacional Unificado está sendo preparado, e até o momento são mais de 6.500 vagas já confirmadas! O edital tem previsão de ser publicado até 20 dezembro. E para você não ficar de fora dessa oportunidade, o Direção Concurso oferece diversos materiais gratuitos para você impulsionar seus estudos:
Adquira seu material gratuito AGORA:
Baixe aqui seu Materiais Gratuito do CNU
No programa “Bom dia, Ministra” transmitido em 17 de janeiro, Esther Dweck afirmou que existe uma grande expectativa de que novas edições do CNU sejam realizadas ao longo dos próximos anos.
A ministra do MGI comentou que nesta primeira edição foram contemplados órgãos e ministérios que estavam com um deficit grande de funcionários. Contudo, que em futuras edições outros também serão priorizados para que haja um serviço público de qualidade em todas as áreas.
“E a nossa ideia é que a gente consiga fazer de novo um concurso unificado. Juntando áreas e fazendo novamente um novo CNU”.
Esther Dweck, em entrevista no programa “Bom dia, Ministra”.
Vale lembrar que o CNU terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. O que corrobora com a expectativa do governo de que os concursos federais unificados sejam realizados de 2 em 2 anos.
Na entrevista também foi afirmado que mesmo com a realização do CNU, que oferta 13 mil vagas entre imediatas e cadastro reserva, novos editais federais serão autorizados ainda neste ano e nos seguintes. A ministra afirmou que existe a necessidade de mais servidores em diversos órgãos e ministérios do país.
“Ao longo desse ano e dos próximos anos vamos autorizar novos concursos para outros órgãos que não estão contemplados nesse concurso (Concurso Nacional Unificado). Dado que obviamente, nessa primeira leva priorizamos áreas que estavam muito desfalcadas”.
Esther Dweck, em entrevista no programa “Bom dia, Ministra”.
Se você sempre diz que não tem tempo para estudar ou para resolver seus problemas, este e-book vai te ajudar! Já te adianto: você TEM tempo para estudar. Confira as dicas do Prof. Ronaldo e começa agora sua preparação!
Clique no botão abaixo, e garanta seu e-book gratuito:
QUERO O MEU MATERIAL GRATUITO!
Durante o programa, a ministra foi questionada por um jornalista sobre a possibilidade de incentivar os estados a também realizarem concurso unificados apenas com órgãos estaduais.
Em resposta, Esther Dweck, confirmou que diversos governantes estaduais já se mostraram a favor de realizar editais unificados em seus respectivos estados, e que o governo federal está a disposição para compartilhar as experiências do CNU e do ENEM.
“Vários prefeitos, governadores gostaram da ideia. Estamos totalmente disponíveis para passar nossa expertise que o governo federal tem em concursos públicos”.
Esther Dweck, em entrevista no programa “Bom dia, Ministra”.
O maior concurso público da história exige uma preparação acima da média. Quando teremos um novo concurso dessa magnitude? Difícil imaginar. Portanto, essa é a sua oportunidade.
São 6.640 vagas, 21 carreiras e até R$ 26 mil de salário inicial. No nosso material, você encontra:
Quer concorrer DE VERDADE no CNU?
Clique na imagem abaixo e aumente suas chances de aprovação:
Lucas Ramos
Estagiário do time de jornalismo do Direção Concursos. Graduando em Comunicação Organizacional pela Universidade de Brasília (UnB).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.