Natália Pires • 04/07/2024
O novo cronograma do Concurso Nacional Unificado foi apresentado em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (4/7)! No evento, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, também falou sobre decreto que visa aplicação da prova do certame em data extraordinária.
Foi publicado em Diário Oficial desta quinta (4/7), o Decreto n° 12.090 que autoriza uma possível aplicação das provas do CNU em data extraordinária. Segundo a ministra Esther Dweck, poderá ser realizada prova extraordinária na hipótese de ocorrer evento excepcional e imprevisível que inviabilize a aplicação do certame em locais determinados, atingindo no mínimo 0,5% dos candidatos inscritos.
Vale ressaltar que o decreto delimita que caberá ao MGI, eventualmente, autorizar a aplicação extraordinária de provas do Concurso Público Nacional Unificado, desde que existam cargos vagos disponíveis.
Esther ressalta que esta aplicação será restrita aos candidatos do local atingido e já inscritos no certame. Além disso, a ministra informa que caso ocorra a aplicação das provas em data extraordinária, o quantitativo de vagas suplementares será fixado de modo a manter a relação candidato/vaga originalmente estabelecida em cada um dos Blocos Temáticos.
Caso ocorra a aplicação de um concurso extraordinário, o MGI precisará publicar um edital específico, o órgão deverá divulgar os locais e as datas da aplicação das provas, além de publicar a lista de candidatos inseridos na hipótese de aplicação extraordinária, estabelecer as regras relacionadas à classificação e o provimento das vagas suplementares e, por fim, informar o quantitativo de vagas e os cargos que serão objeto da aplicação extraordinária.
Importante destacar que nestes casos serão mantidas as cotas previstas em lei.
PUBLICIDADE
O Concurso Nacional Unificado oferta 6.640 vagas de níveis médio e superior de formação para 21 órgãos e entidades do Executivo Federal.
As oportunidades estão distribuídas em 8 blocos temáticos, segmentados conforme mostrado abaixo:
Os aprovados no certame receberão salários iniciais que variam entre R$ 5.866,69 (Técnico do IBGE) e R$ 22.921,71 (Auditor Fiscal do Trabalho).
Segundo o edital, as provas objetivas e discursivas serão aplicadas simultaneamente, para todos os cargos, em dois turnos, sendo:
A previsão do governo federal é que as mesmas provas que já foram impressas e seriam aplicadas em 5 de maio sejam aplicadas no dia 18 de agosto.
Agora o Direção tem um canal EXCLUSIVO para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais. Não perca tempo e entre agora!
Aproveite nossa promoção especial de assinaturas e tenha acesso a mais de 300 cursos preparatórios para concursos públicos.
Com nossos conteúdos cuidadosamente elaborados e a orientação dos nossos professores experientes, você terá acesso a conteúdos completos e com muita qualidade. Cada curso é feito para oferecer o melhor material de estudo, com vídeos, PDFs, e milhares de questões resolvidas e comentadas para maximizar seu aprendizado.
Não perca essa oportunidade de transformar sua preparação e alcançar a tão sonhada aprovação. Nosso compromisso é com o um conhecimento de qualidade que há quase 6 anos já aprovou milhares de alunos. Garanta sua assinatura e comece hoje mesmo a mudar seu futuro!
Natália Pires
Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.