Maurício Miranda Sá • 05/09/2019
Foi assinada, em cerimônia no Palácio Buriti, a autorização para o concurso Agente PC DF 2019. O governador, na cerimônia, afirmou que as 2100 vagas deverão ser publicadas em breve. No entanto, o Sinpol-DF e o diretor da PCDF informara que o edital de Escrivão deve ser publicado primeiro.
Alex Galvão, diretor do Sinpol-DF comenta autorização do concurso de Agente:
São 1800 para Agentes da Polícia Civil e 300 para Escrivães.
Além da autorização, 83 peritos criminais foram nomeados. Estavam em cadastro de reservas do concurso realizado em 2016, zerando a fila de espera daquele certame.
O evento aconteceu às 10h30 no Salão Nobre do Palácio e contou com as seguintes autoridades: Ibaneis Rocha (governador), Paco Britto (vice-governador), Anderson Torres (secretário de Segurança Pública), Robson Cândido (Diretor Geral da Polícia Civil), além de diversos parlamentares do DF.
“O mais importante na vida de todos é cumprir seus compromissos. E eu estou cumprindo meus compromissos”.
O governador também falou sobre a entrega de 473 novas viaturas, 5.000 novas pistolas, além de novas sedes da PC DF em vários pontos do Distrito Federal, mostrando compromisso com a reestruturação da polícia.
“Estou liberando um concurso para 1.800 agente e 300 escrivães”, continuou Rocha.
O governador ainda citou a equiparação entre as polícias (civil e federal) e vai tentar buscar, junto ao presidente Jair Bolsonaro, meios para isso. O que seria um reajuste de 37% para os servidores da PC DF.
Com o concurso Escrivão PC DF autorizado há tempos, a Polícia Civil agora coloca “na praça” a autorização para o cargo de Agente. No entanto, o edital para Escrivão deve sair primeiro.
Deverá ser 600 vagas para provimento imediato, além um cadastro de reservas com 1200 vagas, para Agente, além de 300 vagas para o cargo de Escrivão de Polícia.
O Edital, agora, tem 180 dias para ser publicado. Porém, acredita-se que o edital possa ser publicado ainda neste mês de setembro.
Agentes da PC DF recebem, hoje, cerca e R$ 8,6 mil e pode chegar, no final da carreira, ao valor de R$ 13.961,45.
Além desses valores, um dos maiores dentre as polícias civis no Brasil, há projetos que preveem dar paridade dos salários pagos na PC DF à Polícia Federal.
Prepare-se para a PCDF com o Direção Concursos
Se levarmos em consideração as matérias que foram cobradas no último concurso, em 2013, para Agente da Polícia Civil, serão 10 disciplinas separadas em conhecimentos gerais e específicos.
Além de ser aprovado em concurso público, o futuro servidor precisa de alguns requisitos básicos para assumir o cargo de Agente na PC DF. São eles:
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.