Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concurso PC ES: órgão deve chamar aprovados; novo edital é aguardado

Concurso PC ES: órgão deve chamar aprovados; novo edital é aguardado

O Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE ES) foi ao encontro da representação do Ministério Público Estadual e considera que é irregular a designação de policial civil aposentado praticando atividades, como voluntário, restritas a servidores efetivos, aprovados no concurso PC ES.

  • “Evidente o caráter de não complementariedade das tarefas atribuídas aos policiais aposentados”, diz relatório do MPE.

Portanto, o órgão terá que nomear candidatos aprovados no certame de 2018 da Polícia Civil do Espírito Santo, para efetuar essas atribuições dadas aos policiais civis aposentados. Apesar da notícia de nomeação de candidatos já aprovados, o governador anunciou que pretende realizar nova seleção.

pc es
Confira os cursos do Direção para este concurso

A decisão

O TCE rechaçou a aplicação da Leu Complementar 850/2017, que instituiu o voluntariado aos policiais inativos. Sabe-se que mais de 40 aposentados foram convocados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social.

O objetivo inicial era suprir cargos vagos de peritos, mas dentro os convocados estavam investigadores, escrivães e agentes. Para o Tribunal de Contas, a contratação desses profissionais voluntários “afronta à exigência constitucional de concurso público”.

Além disso, o TCE ES indica que a Lei Federal 9.608/1998 foi deixada de lado, pois tais profissionais tinham previsão de remuneração fixa, como férias remuneradas com adicional de um terço e 13° salário, o que descaracterizando o serviço do voluntariado.

Com a palavra, o Sindipol ES

O diretor do Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol ES), Rodrigo Bonomo, afirmou que o concurso PC ES anterior encontra-se em fase de investigação social, qeu deve acabar neste mês de fevereiro.

A próxima etapa, após essa fase, é o Curso de Formação Profissional (CFP), que deve ter início no mês seguinte, em março. Somente quando finalizado, os aprovados poderão ser nomeados nos cargos.

Vale lembrar que o último certame (2018) oferecia 173 vagas, sendo divididas da seguinte forma: investigador (60), escrivão (20), auxiliar de perícia médico-legal (20), médico-legista (15), perito oficial criminal (50) e psicólogo e assistente social (4).

Mas em outubro de 2020 esse número foi aumentado, ficando dividida da seguinte maneira:

  • Investigador: 150 vagas
  • Escrivão: 130 vagas
  • Auxiliar de Perícia Médico-legal: 50 vagas
  • Médico-legista: 30 vagas
  • Perito Oficial Criminal: 76 vagas
  • Psicólogo e Assistente Social: seis vagas

Concurso PC ES: panorama

No final do ano de 2020, Renato Casagrande, governador, afirmou que pretende realizar um novo concurso PC ES em 2021. Isso se deu no em dia de prestação de contas do governo estadual, na Assembleia Legislativa.

Em seu discurso, falou sobre a nova seleção para a corporação, bem como para outros órgãos, como a Polícia Militar e Bombeiros Militar. Confira:

  • Nosso desejo é fazer um concurso por ano. Resolvemos esse concurso da polícia civil, militar e bombeiros, reabrimos o concurso de delegado, já que o que estava em andamento não tinha conserto. Vamos fazer concursos para policial militar, civil e bombeiros no ano que vem. Queremos fazer todo ano um pequeno número, para a gente não encontrar mais situações desesperadoras como as que eu encontrei em 2011 e 2019″, disse à época.

Registra-se que em setembro de 2020, o orçamento de 2021 prevê a realização de um novo concurso PC ES, além de outras possibilidades em todo o espírito Santo.

Motivação e disciplina

Está te faltando motivação e disciplina? São dois fatores que mudam o seu destino no mundo dos concursos. Confira a dica rápida do professor Ronaldo Fonseca:

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Resumo concurso PC ES

notícias concurso pc es

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.