Mateus Melis • 28/07/2022
Já com banca definida, o edital do concurso PC GO (Polícia Civil de Goiás) está iminente! Após a divulgação do extrato de contrato com o Instituto AOCP, os concurseiros começaram a especular sobre o lançamento do certame, disciplinas das provas objetivas e uma possível regionalização da seleção.
O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Goiás (Sinpol GO), Renato Rick, conversou com o jornalista Victor Gammaro sobre esses e outros temas acerca do novo concurso.
Inicialmente especulado pelo governador do estado para outubro de 2022, o concurso PC GO se movimentou bem (escolha de banca, publicação de contrato e etc) e de acordo com Renato Rick, o sindicato tem buscado pedir celeridade à administração estadual. O certame pode ser lançado em agosto.
“O edital sai ainda neste ano e pode ser que sejamos agraciados com certame no próximo mês. Não é uma informação formal da Administração, mas o sindicato já vem atuando para que o edital seja publicado. Sei que pequenos detalhes burocráticos estão impedindo a publicação, mas são coisas pequenas”, informou.
O concurso ofertará 864 vagas, sendo:
Apesar do número indicado acima, o presidente do Sinpol GO acredita que além das vagas imediatas, o certame também deve destinar oportunidades de cadastro reserva (cerca 10% em cada carreira), visto que a polícia civil estadual registra baixo número de efetivo. Por esse motivo, inclusive, Renato Rick acredita que todos os aprovados sejam chamados de uma vez.
“Temos várias delegacias trabalhando com baixo efetivo. É uma situação muito complicada que pode ficar ainda mais caótica, sabendo que 500 policiais civis já estão aptos para aposentar”, relatou.
A previsão de concurso PC GO regionalizado deve se concretizar, na visão do presidente do Sinpol. Para ele é importante o policial iniciar a carreira no interior e, além disso, as delegacias têm sofrido com a falta de servidores para o atendimento às demandas das cidades.
“O interior do estado sofre muito com o efetivo. Hoje temos delegacias operando com um agente, escrivão e delegado. Sabemos que uma equipe mínima deve operar com um delegado, pelo menos 2 escrivães e 3 agentes, pois temos que considerar o período de férias que o servidor tem direito. Então para que o serviço continue funcionando, temos que nos adequar a essa realidade”, relatou.
O último edital de concurso PC GO de Agente e Escrivão foi realizado em 2016. Em comparação ao conteúdo programático passado, Renato Rick acredita que a banca organizadora deve trazer as disciplina de Raciocínio Lógico e Matemático, além de exigir uma boa base de Informática dos candidatos.
Os aprovados no concurso farão jus aos seguintes salários iniciais:
Confira abaixo a entrevista completa com o presidente do Sinpol GO:
Estude para a Caixa com uma condição ACESSÍVEL!
Parabéns se você está lendo esse texto, vai ter acesso a nossa preparação completa da Caixa pelo melhor preço do momento.
Essa é a sua oportunidade de estudar com os melhores professores e especialistas do mercado!
Você que quer estar entre os aprovados da Caixa e conquistar sua estabilidade financeira. Clique na imagem abaixo e comece a sua preparação.
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.