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Concurso PC MG Administrativo: saiba tudo sobre o cargo de Analista

Concurso PC MG Administrativo: saiba tudo sobre o cargo de Analista

Estão abertas as inscrições para o concurso PC MG Administrativo (Polícia Civil de Minas Gerais) com 165 vagas para a carreira que não compreende atividade policial civil propriamente dita, mas sim atividades voltadas à gestão da corporação.

As oportunidades foram divididas entre dois cargos distintos, o de Técnico Assistente e o de Analista. Neste artigo, iremos explicar todos os detalhes da função de Analista. Ficou interessado nessa carreira? Confira detalhes!

O que faz um Analista da PC MG?

Em primeiro lugar cabe destacar que apenas para a carreira de Analista são 51 chances de se tornar um servidor público. As vagas foram divididas entre os graus iniciais, sendo Nível I e Nível III, bem como de acordo com a área de conhecimento. Veja:

  • Apoio à Gestão
  • Apoio a Infraestrutura
  • Comunicação e Informação
  • Medicina – Clínica Médica
  • Medicina – Dermatologia
  • Medicina – Ginecologia
  • Medicina – Psiquiatria
  • Medicina – Medicina do Trabalho
  • Pedagogia
  • Psicologia
  • Serviço Social
  • Tecnologia da Informação

Todas as especialidades exigem nível superior de escolaridade.

Atribuições

O profissional do concurso PC MG Administrativo irá desempenhar atividades muito diferentes de um policial civil. Por isso, é preciso conhecer as atribuições que serão desenvolvidas ao longo da carreira. Conforme o edital são as seguintes:

  • Atribuições
    • Executar atividades nas áreas de educação, saúde e psicossocial
    • Emitir notas técnicas e responder a consultas em matérias pertinentes à sua área de atuação, elaborar relatórios, comentários, vistorias, levantamentos e informes sobre as atividades realizadas, procedimentos adotados e resultados obtidos
    • Atuar em equipes multiprofissionais, otimizando as relações de trabalho para maior produtividade, bem como promover, coordenar, executar e auxiliar em atividades de integração profissional, interdisciplinar e multidisciplinar
    • Executar atividades e tarefas necessárias à elaboração de pesquisas, estudos, análises, planejamento, implantação, supervisão, coordenação e controle de trabalhos das áreas de atuação da instituição, de acordo com os níveis de responsabilidade, conhecimento e habilidades exigidos para o cargo, compatíveis com a escolaridade e a função profissional requeridas
    • Operar e manter atualizados sistemas operacionais, equipamentos e recursos informatizados na execução de suas atividades
    • Estabelecer contatos com técnicos, outras unidades e órgãos, mantendo intercâmbio de informações e experiências profissionais sobre assuntos de interesse de sua área de atuação e sistematizando as informações
    • Articular de maneira sistêmica os recursos e capacidades técnicas disponíveis para consecução dos objetivos institucionais
    • Estabelecer medidas para atendimento médico a acidentados no ambiente de trabalho
    • Realizar trabalhos de análises clínicas, toxicológicas, biológicas e microbiológicas
    • Examinar pacientes para fins de diagnóstico odontológico e realizar tratamentos dentários, protéticos, cirúrgicos e correções estéticas
    • Realizar avaliações nas áreas de fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, assistência social e psicologia com a finalidade de subsidiar decisões em perícia médica e saúde ocupacional
    • Executar atividades de enfermagem e orientar a respeito da saúde e medicação
    • Orientar a distribuição de material médico-hospitalar, o encaminhamento de pacientes e as tarefas ligadas à pratica da medicina
    • Ajudar a restabelecer deficiências musculares, procurando recuperar as dificuldades motoras e definir técnicas a serem aplicadas para a recuperação física
    • Prevenir, identificar e corrigir distúrbios funcionais de audição ou fala
    • Realizar consultas médicas nas especialidades da sua habilitação profissional, fazer exames clínicos, prescrever medicamentos e desenvolver programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida
    • Atuar em programas de prevenção, saneamento e planejamento da saúde
    • Coordenar, orientar e acompanhar as atividades executadas pelas pessoas com Deficiência – “PCD”
    • Executar outras atividades correlatas ao seu cargo e compatíveis com as atribuições gerais

A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, exceto os médicos que será de 24 horas semanais. O salário inicial para Nível I é de R$ 3.143,83 e para Nível III será de R$4.679,27.

Os candidatos podem se inscrever no concurso PC MG Administrativo até o dia 5 de maio no site da Fumarc,  organizadora do certame. A taxa de participação é de R$ 85,00 para Analista.

As provas estão previstas para ocorrer no dia 5 de junho em Belo Horizonte (MG), com 60 questões de múltipla escolha com quatro opções cada uma. A divisão dos conteúdos será:

  • a) 10 questões de Língua Portuguesa
  • b) 10 questões de Direitos Humanos
  • c) 10 questões de Legislação Específica – Lei Orgânica da Polícia Civil de Minas Gerais (Lei Estadual 5.406, de 16 de dezembro de 1969 e Lei Complementar 129 de 08 de novembro de 2013, e suas respectivas alterações)
  • d) 10 questões de Noções Básicas de Segurança Pública e Criminologia
  • e) 10 questões de Noções de Informática
  • f) 10 questões do Conteúdo Específico da área

Resumo

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Katharine Mota

Katharine Mota

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Já atuou na área de Assessoria de Comunicação, área de tecnologia e na produção de conteúdos no ramo dos concursos públicos.

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