Larissa Lustoza • 07/01/2021
Com autorização já publicada para 379, os cargos do próximo concurso PC RO vão exigir nível superior, diferente de como ocorreu na última seleção, realizada em 2014.
Em dezembro de 2020, foi divulgada a autorização que trazia a seguinte divisão dos cargos:
Todos os cargos vão exigir nível superior completo e possuem jornadas de 40 horas semanais com dedicação exclusiva às atividades do cargo. No último concurso, realizado em 2014, os cargos de Agente, Escrivão e Papiloscopista exigiram nível médio.
As promoções ocorrem de quatro a quatro anos pelos critérios de antiguidade e merecimento.
Segundo o que diretor-geral da PC RO afirmou em entrevista, os procedimentos necessários ainda estão em andamento, como a contratação de empresa para execução do certame.
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre essa carreira? O Direção Concursos preparou um grupo no telegram com as principais notícias voltadas para a área policial. Clique aqui e participe!
Veja abaixo em detalhes os requisitos de cada cargo próximo edital do concurso público:
DELEGADO
Diploma em curso de nível superior completo de bacharel em Direito, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC, exigindo-se, no mínimo, três anos de atividade jurídica ou em cargo de natureza policial.
MÉDICO LEGISTA
Diploma devidamente registrado pelo órgão competente de conclusão de curso de graduação em Medicina, Registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria “B”, no mínimo.
AGENTE, ESCRIVÃO E PAPILOSCOPISTA
Graduação de nível superior completo, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e possuir CNH-categoria “B” válida.
TÉCNICO EM NECROPSIA
Graduação de nível superior completo, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e possuir CNH-categoria “B” válida.
O último concurso PC RO (Polícia Civil de Rondônia) teve edital publicado em 2014, para o provimento de 144 vagas. Essas foram divididas das seguinte maneira:
As provas foram aplicadas pela banca Funcab e os candidatos tiveram que passar por até três (3) fases distintas (com diversas etapas cada), até garantir uma das vagas ofertadas naquele edital. Veja abaixo.
As provas objetivas, compostas de 80 questões, cobraram dos alunos o conhecimento das disciplinas de português, atualidades, conhecimento regional, informática e conhecimentos específicos.
Dentre as disciplinas de conhecimentos específicos, estavam presentes as de direito constitucional, direito penal, processo penal e direito administrativo (para cargos de nível médio).
Para cargos de nível superior, além dessas, ainda foram cobradas as disciplinas de civil, tributário, legislação ambiental, código de trânsito brasileiro (CTB) e medicina legal.
Tem dúvida de como começar o estudo para concursos? O professor Ronaldo Fonseca tem uma dica rápida para você:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.