Redação Direção Concursos • 29/09/2021
A Polícia Civil do estado de Santa Catarina tem um novo edital de concurso público anunciado para o primeiro semestre de 2022 (concurso PC SC).
De acordo com o novo delegado-geral da PC SC, Laurito Akira Sato, o novo concurso foi solicitado juntamente com a convocação de aprovados no último edital.
“Além das nomeações, pedimos juntamente com outros órgãos de Segurança Pública um novo concurso. O pedido está em análise e acreditamos que no primeiro semestre do ano que vem possamos abrir a licitação para a realização do concurso”, destacou em entrevista concedida ao Jornal do Vale do Itapocu (JDV), nesta quarta-feira (29/9).
O número de vagas, assim como os cargos, não foi informado. No entanto, o órgão solicitou o preenchimento de 829 vagas por meio de concurso público. (concurso PC SC)
A solicitação foi encaminhada em julho de 2021 e se destina a cargos de nível superior. Confira a divisão:
Os últimos certames para o órgão tiveram editais publicados em 2017. Foram dois: um para agente e outro para escrivão de polícia civil.
As últimas notícias que se tinha sobre o certame eram dos aprovados na última seleção, que reivindicavam nomeações, visto a alta defasagem que há no órgão.
De acordo com o delegado-geral, a instituição trabalha para finalizar as nomeações dos últimos candidatos que se formaram na Academia de Polícia Civil (Acadepol).
Segundo o órgão, se formaram 172 policiais civis, sendo 95 agentes e 77 escrivães.
Os dados indicam que o efetivo de policiais civis diminuiu de 2012 a 2018. De agentes, o quantitativo foi de 2438 para 2405. Já escrivães, o quadro de pessoal houve um pequeno aumento de 550 a 595.
Para agentes, sobra 2088 cargos vagos e, de escrivães, 286 cargos. O problema reside no cargo de agente que, mesmo se todos os aprovados no último concurso forem convocados, não será possível completar o total de vagas.
No último concurso, foram aprovados 684 agentes e 505 escrivães. (concurso PC SC)
O último concurso PC SC foi organizado pela Fepese (Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos). O edital foi lançado no final de 2017 e tinha validade por 2 anos.
Foram 200 vagas ofertadas para o cargo de Agente e 194 para Escrivão, que exigem nível superior em qualquer área de formação.
Ao todo, eram cinco etapas: prova objetiva, prova de capacidade física, avaliação psicológica, investigação social e exame toxicológico.
A seleção recebeu mais de 57 mil inscrições para as vagas de ampla concorrência. Com 29.249 inscrições só para o cargo de agente e 200 vagas disponíveis, a disputa para a carreira chegou a 146 pessoas por vaga.
No total, os concorrentes tiveram que responder a 110 questões de múltipla escolha, sendo elas:
Agente de Polícia Civil
Escrivão
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.