Victor Gammaro • 15/10/2019
Com o concurso PCDF chegando, muitos concurseiros têm dúvidas na hora de escolher o cargo desejado. Sabe-se que serão abertas 300 vagas para Escrivão e 600 para Agente, além das formações de cadastros de reserva.
Para ajudar a tirar dúvidas dos futuros servidores da Polícia Civil do Distrito Federal, o Direção Concursos falou com um servidor de cada cargo dos próximos certames do órgão.
O Agente Vinicius Ferreira está na PCDF há cinco anos, ou seja, foi aprovado na última seleção, em 2013, organizada pelo Cespe. Vale ressaltar que o Cebraspe/Cespe também deve ser a empresa responsável pelo concurso PCDF 2019 de Escrivão.
Ferreira resumiu a atuação de um Agente PCDF: “É o responsável por levantar as informações para a polícia subsidiar as decisões que serão tomadas”, disse o Agente, aprovado no primeiro concurso que concorreu na vida.
Igor Soares também é da turma aprovada no último concurso PCDF, mas o servidor escolheu a carreira de Escrivão. O servidor estudava para certames administrativos, mas a quantidade de concursos policiais da época chamaram atenção (PRF, PMDF e PCDF).
Para Soares, as carreiras são muito similares na prática. “Tem uma fama ruim, mas eu vejo a gente como um ‘camisa 10’, que sabe realizar o serviço do Delegado, do Agente… claro que existem diferenças. Nós somos os responsáveis por formalizar o ato de prisão em flagrante, por exemplo”, explica.
O Cebraspe/Cespe deve ser escolhido como banca organizadora do certame de Escrivão a qualquer momento. A seleção será para 300 vagas imediatas, divididas da seguinte forma:
O certame de Agente PCDF também já está autorizado. Serão 600 vagas para provimento imediato, além de formação de cadastro de reserva com 1.200 nomes. Ambos os cargos exigem nível superior com formação em qualquer área.
Victor Gammaro
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.