Maurício Miranda Sá • 25/09/2020
No dia 24 de setembro, uma notícia movimentou os bastidores do concurso PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal).
Um juiz do TJDFT, em decisão monocrática, estabeleceu que as provas do concurso PCDF estão mantidas, mas não para a data anteriormente definida em edital, como se sabe.
Segundo a decisão, o órgão, juntamente com a banca Cebraspe, tem até 10 dias para definir uma nova data da seleção, que deve ser realizada dentro dos próximos 90 dias, a contar da data da decisão (24/9).
Ou seja, as autoridades responsáveis devem, em 10 dias, definir uma nova data de prova e esta nova data deve estar dentro dos próximos 90 dias. Assim, as provas deverão ser realizadas até DEZEMBRO deste ano.
A Ação Civil Pública foi impetrada por candidato brasiliense à vaga e consistiu no questionamento acerca da suspensão do concurso PCDF para o cargo de agente.
O candidato ainda ressaltou as medidas de flexibilização adotadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF), o qual, em nenhum momento, tornou públicos decretos ou restrições a provas de concursos públicos no DF.
A decisão foi exarada pelo juiz da 2ª Vara de Fazenda Pública, Daniel Eduardo Branco Carmacchioni, mas ainda é passível de recurso. O magistrado afirmou que há vício de motivo na decisão pela suspensão.
A justificativa da Diretoria da Escola Superior da Polícia Civil do DF (Concurso PCDF) é o risco de contágio pelo novo Coronavírus, visto que o país passa pela pandemia de Covid-19.
Porém, nas palavras de Carmacchioni, tal justificativa seria “absolutamente legítima e razoável, se não fosse a conduta dos gestores públicos que se antecederam à referida decisão administrativa”.
O professor do Direção Concursos, Arthur Lima, em vídeo publicado na noite de quinta-feira (24), fez uma análise completa da decisão e deixou sua opinião sobre um possível recurso impetrado pelo órgão ou banca.
Sabe-se que as provas do concurso PCDF estavam marcadas para os dias 17 e 18 de outubro de 2020, respectivamente, para os cargos de escrivão e agente da Polícia Civil.
Porém, em 14 deste mês de setembro, a seleção acabou por ter as datas suspensas por decisão da Escola Superior de Polícia Civil do Distrito Federal juntamente com a banca Cebraspe.
Vale lembrar que as provas para o cargo de escrivão, originariamente, estavam marcadas para março de 2020 e foram suspensas pouco antes de sua realização.
Já o concurso PCDF para o cargo de agente tornou público edital em julho, com provas marcadas para 18 de outubro.
O concurso PCDF tornou públicos editais com 300 vagas para o cargo de escrivão e 1.800 para o cargo de agente. Os novos servidores terão salário de R$ 9.394,65 iniciais.
As inscrições para ambos os cargos já se encerraram e estarão aptos a assumir a vaga aqueles que possuam nível superior de escolaridade (ou tecnólogo).
Faça parte do grupo de estudos para o concurso para a Polícia Federal no Whatsapp: clique aqui para participar!
Tem dúvida de como organizar o seu estudo pós-edital? O professor Ronaldo Fonseca tem uma dica muito rápida e importante. Confira abaixo:
Não se esqueça: o Direção Concursos oferece a forma mais barata para você estudar com o edital já publicado!
Portanto, na assinatura ilimitada mensal, você não compromete o limite do seu cartão e pode usar o melhor material para se preparar em alto nível até o dia da prova.
Assim, você pode ter tudo isso clicando na imagem abaixo e realizando a sua assinatura, com um plano de estudos enxuto, efetivo e que cabe no seu bolso.
Abaixo, confira detalhes do referido cargo.
A seguir, confira detalhes do referido cargo.
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.