Foi publicado o edital do concurso Perícia AL (Perícia Oficial do estado de Alagoas). Organizado pelo Cebraspe, o certame oferta vagas para níveis médio e superior de formação.
Conforme falado anteriormente, o edital do concurso Perícia AL oferta vagas para cargos de níveis médio e superior de formação. As oportunidades são destinadas aos seguintes cargos e especialidades:
Inscrições edital Perícia AL
Os interessados nos cargos do edital Perícia AL podem se inscrever no portal do Cebraspe, banca organizadora do edital, de 16 de maio até o dia 24 de junho de 2022.
A taxa de inscrição varia de acordo com o cargo pretendido:
Nível médio: R$ 95,00
Nível superior: R$ 200,00
Requisitos
Para a investidura nos cargos ofertados pelo certame, os candidatos precisam preencher o seguintes requisitos específicos:
Nível Médio:
Auxiliar de Perícia
Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo órgão competente
Técnico Forense
Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio e de curso profissionalizante em Auxiliar ou Técnico de Enfermagem, expedidos por instituição de ensino reconhecida pelo órgão competente.
Nível superior
Papiloscopista
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Perito Criminal – Especialidade em: Análise de Sistemas/Ciência da Computação/Informática/Tecnologia de Processamento de Dados/Sistemas de Informação/Engenharia da Computação/Engenharia de Software
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Análise de Sistemas, Ciências da Computação, Informática, Tecnologia de Processamento de Dados, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação ou Engenharia de Software, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Perito Criminal – Especialidade em: Biomedicina
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Biomedicina ou Ciências Biológicas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Perito Criminal – Especialidade em: Ciências Contábeis/Ciências Econômicas/Administração de Empresas
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Ciências Contábeis, Ciências Econômicas ou Administração de Empresas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Perito Criminal – Especialidade em Direito
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Perito Criminal – Especialidade em Engenharia Civil
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Engenharia Civil, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Perito Criminal – Especialidade em Engenharia Elétrica/Engenharia Eletrônica/Engenharia de Redes de Comunicação/Engenharia de Redes de Telecomunicação
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Redes de Comunicação ou Engenharia de Redes de Telecomunicação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Perito Criminal – Especialidade em: Engenharia Mecânica ou Mecatrônica
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Engenharia Mecânica ou Mecatrônica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC
Perito Criminal – Especialidade em Engenharia Química/Bioquímica/Química/Química Industrial
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Engenharia Química, Bioquímica, Química ou Química Industrial, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Perito Criminal – Especialidade em Farmácia
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Farmácia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Perito Criminal – Especialidade Física
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Física, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Perito Criminal – Especialidade em Fonoaudiologia
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Fonoaudiologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Perito Criminal – Especialidade em Geologia/Mineralogia/Engenharia Agronômica/Engenharia de Agrimensura/Engenharia Florestal
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Geologia, Mineralogia, Engenharia Agronômica, Engenharia de Agrimensura ou Engenharia Florestal, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC
Perito Médico-Legista
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Medicina, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe.
Perito Odontolegista
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Odontologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe.
Edital Perícia AL – provas e etapas
Conforme demonstrado no edital do concurso Perícia AL, os candidatos serão avaliados em três etapas:
Prova objetiva;
Investigação Social; e
Curso de formação.
Prova objetiva
As provas objetivas (para todos os cargos) serão aplicadas no dia 31 de julho de 2022 e terão duração de 4h30 minutos (nível superior) e 3h30 (nível médio).
As provas serão aplicadas no turno da manhã para os cargos de nível superior, enquanto que os candidatos dos cargos de nível médio farão as provas objetivas no turno da tarde.
Serão cobradas as seguintes disciplinas:
Papiloscopista:
Perito Criminal:
Perito Médico – Legista:
Perito Odontolegista:
Auxiliar de Perícia e Técnico Forense:
Será considerado reprovado o candidato ao cargo de Papiloscopista que obtiver nota inferior a 36 pontos na prova objetiva**
**É importante reforçar que no edital publicado no Diário Oficial do estado consta apenas o requisito de nota ao cargo de Papiloscopista citado acima. Não há informações de mínimo na parte de conhecimentos gerais ou específicos, conforme imagem abaixo:
Será considerado reprovado o candidato ao cargo de Perito que:
obtiver nota inferior a 16 pontos na prova de conhecimentos gerais
nota inferior a 12 pontos na prova de conhecimentos específicos
nota inferior a 36 pontos no conjunto das duas provas (geral e específicos).
Serão considerados reprovados os candidatos aos cargos de Perito Médico-Legista e Perito Odontolegista que:
obtiver nota inferior a 12 pontos na prova de conhecimentos gerais
obtiver nota inferior a 18 pontos na prova de conhecimentos específicos
obtiver nota interior a 36 pontos no conjunto das duas provas (geral e específicos).
Serão considerados reprovados os candidatos aos cargos de Auxiliar de Perícia e Técnico Forense que:
obtiver nota inferior a 21 pontos na prova objetiva de conhecimentos gerais
obtiver nota inferior a 10 pontos na prova de conhecimentos específicos
obtiver nota inferior a 36 pontos no conjunto das provas objetivas
Provas discursivas do edital Perícia AL
As provas discursivas serão aplicadas somente para os candidatos ao cargo de nível superior.
Esta etapa valerá, ao todo, 30 pontos e será constituída de redação de, no máximo, 30 linhas sobre temas de atualidades.
As redações serão corrigidas de acordo com o seguintes critérios:
a) a apresentação e a estrutura textuais e o desenvolvimento do tema totalizarão a nota relativa ao domínio do conteúdo (NC), cuja pontuação máxima será limitada ao valor de 30,00 pontos;
b) a avaliação do domínio da modalidade escrita totalizará o número de erros (NE) do candidato, considerando-se aspectos de natureza gramatical, tais como: grafia, morfossintaxe, pontuação e propriedade vocabular;
c) será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou ultrapassar o número máximo de linhas estabelecido;
d) será calculada, então, a nota na prova discursiva (NPD) pela fórmula NPD = NC – 6 ⨯ NE ÷ TL, em que TL corresponde ao número de linhas efetivamente escritas pelo candidato;
e) será atribuída nota zero ao texto que obtiver NPD < 0,00 ponto;
f) nos casos de fuga ao tema, ou de não haver texto, o candidato receberá nota igual a zero; g) será eliminado o candidato que obtiver NPD < 15,00 pontos.
Serão corrigidas redações de candidatos até as seguintes posições:
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos
Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.