Redação Direção Concursos • 02/12/2020
Sob rumores da redução do número de vagas, o concurso PF voltou a ter a confirmação de 2 mil vagas para o novo edital.
O número foi dado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (2/12) após uma apreensão realizada no Rio de Janeiro.
Veja detalhes da publicação divulgada em uma das redes sociais do presidente Jair Bolsonaro:
Na última semana, fontes internas do órgão afirmaram que o novo concurso teria a oferta de 1.500 vagas para candidatos de nível superior. A informação, no entanto, não traz detalhes sobre a possibilidade de formação de cadastro de reserva.
O esperado pela ala que acredita neste número de oportunidades aponta a seguinte divisão de vagas:
Já o primeiro anúncio, onde foram confirmadas as 2 mil vagas, seguia a seguinte divisão:
A equipe de jornalismo do Direção Concursos está em contato com a Polícia Federal para obter informações oficiais a respeito do quantitativo de vagas do concurso PF.
De qualquer forma, é importante salientar que o novo edital ainda não possui o aval oficial do Ministério da Economia e, com isso, o número de vagas segue “em análise” pela equipe econômica do governo.
A Polícia Federal não precisa de autorização formal do Ministério da Economia para que o novo concurso PF seja realizado. Porém, existem outros trâmites, um tanto quanto complexos, que envolvem a publicação do edital.
Neste caso, a autorização deve partir do Diretor-geral da Polícia Federal, função atualmente ocupada pelo Rolando Alexandre de Souza, por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU).
A previsão está no Decreto 9739, que regula certames no Poder Executivo Federal:
Art. 27. Fica delegada competência ao Ministro de Estado da Economia, permitida a subdelegação para o Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia para:
III – à carreira de Policial Federal, cujos atos serão realizados pelo Diretor-Geral da Polícia Federal.
Assim como no último concurso, realizado em 2018, essa autorização deverá ser divulgada por meio de Portaria.
No último concurso PF, a autorização veio por meio da Portaria no 8.380 de 19 de abril de 2018. Nela conteve informações sobre:
Como dito anteriormente, o Ministério da Economia não é responsável pela autorização, no entanto a Pasta é responsável por encaminhar um AVISO à Polícia Federal a respeito da disponibilidade orçamentária para novas contratações.
Está sem tempo para estudar? Preparamos um vídeo curto para você aprender como aproveitar melhor suas horas disponíveis:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.