Redação Direção Concursos • 25/02/2021
O Ministério Público Federal recomendou que a Polícia Federal reabra as inscrições para Pessoas com Deficiência (PCD) interessadas no novo concurso destinado ao preenchimento de 1.500 vagas de nível superior (concurso PF).
A recomendação foi assinada na última segunda-feira (22/2) e teve como justificativa as grandes dificuldades e o curto prazo e as para que os candidatos apresentassem diversas exigências impostas pela banca no ato da inscrição.
De acordo com o edital, candidatos às vagas para PCD deveriam, no ato da inscrição, comprovar a deficiência mediante apresentação de parecer por equipe multiprofissional e interdisciplinar formada por três profissionais, entre eles um médico.
O laudo deveria observar os seguintes fatores:
a) os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo;
b) os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais;
c) a limitação no desempenho de atividades;
d) a restrição de participação.
A partir da apresentação, o MPF recomenda a exclusão da exigência da apresentação do laudo no ato da inscrição e que a organizadora possibilite que sejam aceitos laudos médicos que atestem a espécie e o grau ou nível da deficiência do candidato.
Além disso, a recomendação prevê a reabertura das inscrições para os candidatos PCD do concurso PF para todos aqueles que não conseguiram a efetuar a candidatura em decorrência das exigências.
A recomendação foi encaminhada ao Diretor-Geral do Departamento de Polícia Federal e à Diretora-Geral do Cebraspe, que deverão apresentar um posicionamento até o dia 27 de fevereiro. Veja o documento aqui!
Importante ressaltar que o MPF também recomendou a reabertura das inscrições por excluir o ceratocone do rol de condições clínicas, sinais ou sintomas que incapacitam o candidato no concurso público. Detalhes aqui.
Como em todos os concursos para a carreira policial, os candidatos a um dos cargos para a Polícia Federal serão avaliados por diversas etapas, além das provas objetivas destinadas as todos os cargos.
A prova objetiva, organizada pela banca Cebraspe, será realizada na data provável do dia 21 de março de 2021 e deverá ser aplicada em todas as capitais brasileiras, podendo ser estendida a demais localidades a depender da necessidade.
Os candidatos também serão submetidos às seguintes etapas avaliativas:
Após essa etapa os candidatos aprovados são submetidos ao Curso de Formação Profissional. Os candidatos recebem bolsa-auxílio de 50% do valor da remuneração.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.