Mateus Melis • 22/10/2021
O próximo concurso da Polícia Militar do Amazonas (concurso PM AM) terá idade limite de 35 anos e pode exigir apenas nível médio dos candidatos. As informações foram dadas pelo governador do estado, Wilson Lima.
De acordo com o governador, a mudança se deve ao longo período que o estado ficou sem realizar concurso para a Polícia Militar.
Ainda em seu discurso, Wilson Lima ainda comentou que os novos editais para a área da segurança pública podem ser lançados já no mês de novembro.
Você pode conferir o discurso completo do governador por meio deste link!
O governador Wilson Lima, encaminhou recentemente à Assembleia Legislativa do estado, o Projeto de Lei que readequa os requisitos e vagas do concurso para a Polícia Militar (concurso PM AM).
O texto foi encaminhado no dia 1 de outubro e previa a exigência de idade máxima de 35 anos e também reserva para mulheres 10% das vagas do edital.
Pela lei em vigor – Lei Nº 3.498/2010 – é necessário ter, no máximo, 28 anos de idade completos no ato de ingresso na carreira de militar do Estado. (concurso PM AM)
Pela proposta, a idade mínima está mantida em 18 anos completos. Segundo a justificativa apresentada aos deputados, diversos estados no Brasil já fixam a idade máxima para ingresso na corporação em 35 anos.
O Decreto de nº 39.560, publicado no Diário Oficial do Estado do Amazonas, em setembro de 2018, estabeleceu o quantitativo de cargos e vagas disponíveis para o concurso de Policial Militar no estado.
Segundo o decreto, ao todo, serão 681 vagas, sendo 601 para Soldado Combatente, 20 para Oficial Combatente, 20 para Oficial de Saúde, 20 para Cabo Especialista Músico e 20 para Cabo Especialista de Saúde. Os aprovados passam pelo Curso de Formação para o quadro respectivo.
Em 5 de julho de 2018, o DOE do Amazonas trouxe uma nova tabela de remuneração para a carreira de Policial Militar. Na prática se trata de uma nova Lei (4618/18), que altera os dispositivos da Lei nº 3.725/2012.
Os nomeados no próximo concurso serão, portanto, contemplados com uma recente alteração do soldo. Confira abaixo a tabela de acordo com as vagas previstas para o próximo concurso:
O governador Wilson Lima voltou a comentar sobre os concursos para a área de segurança pública do estado e, entre eles, o concurso para a Polícia Militar do Amazonas (concurso PM AM).
Na fala do governador, o próximo edital vai trazer a idade limite para
O último certame para Policial Militar do Amazonas ocorreu em 2011, organizado pelo Instituto Superior de Administração e Economia (Isae). À época foram ofertadas 2.473 vagas para os cargos de soldado (2000), oficial (405), oficial de saúde (39) e praça especialista (29).
Confira abaixo as vagas para Praça Especialista
O certame para todos os postos era composto por duas etapas. Na primeira etapa, os candidatos passavam por quatro fases:
Fase 1) Exame de Aptidão Intelectual, que cobrava os seguintes conhecimentos, na modalidade Soldado:
Língua Portuguesa
Matemática
Geografia do Brasil e do Amazonas
História do Brasil e do Amazonas
A Fase 2 era composta por Inspeção de Saúde. Na Fase 3, os participantes tinham que enfrentar o Teste de Aptidão Física (TAF) e, na quarta, uma Avaliação Psicológica.
A segunda etapa, por sua vez, dividia-se em outras duas fases. A quinta fase tinha como principal característica o Curso de Formação de Soldado. Por último, na sexta fase, o candidato passava por Investigação Social, Funcional, Cível e Criminal. .
O edital para Oficial de Saúde acrescentava outra fase: Prova de Títulos, na primeira etapa.
Além de passar por um extenso processo de avaliação intelectual, física, psicológica e social, os candidatos a um cargo na PM Amazonas devem se atentar aos requisitos básicos de formação e de porte físico exigidos. No concurso de 2011, as exigências eram as seguintes, de acordo com o cargo.
Pré-Requisito Soldado
Pré-Requisito Praça Especialista
Pré-Requisito Oficial de Saúde
Pré-Requisito Oficial
Confira os nossos cursos voltados, exclusivamente, para a carreira policial. Se você está interessado em outros concursos para a área, clique aqui.
Clique no cargo desejado e confira o link do último edital
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.