Foi publicado o edital do concurso PM ES (Polícia Militar do Espírito Santo) para as carreiras de Oficiais. São, ao todo, 59 vagas imediatas para Oficiais da Saúde e Oficial Músico.
Conforme informado anteriormente, o edital do concurso PM ES oferta, ao todo, 59 vagas para cargos de Oficiais da Saúde e Oficiais Músicos. As vagas foram divididas da seguinte forma:
Oficiais Saúde
1º TENENTE MÉDICO (QOM)
Cardiologia – 1 vaga;
Dermatologia – 1 vaga;
Neurologia – 1 vaga;
Urologia – 1 vaga;
Psiquiatria – 2 vagas;
Pediatria – 2 vagas;
Clínico Geral – 4 vagas ampla e 1 vaga para candidatos negros
Reumatologia – 1 vaga;
Endocrinologia – 1 vaga;
Cirurgia Vascular – 1 vaga;
Cirurgia Geral – 2 vagas;
Ginecologia e Obstetrícia – 2 vagas;
1º TENENTE FARMACÊUTICO/ BIOQUÍMICO (QOFB) – 4 vagas ampla e 1 vaga para candidatos negros
1º TENENTE DENTISTA (QOD)
Cirurgião Dentista – Clínica Geral – 10 vagas ampla e 2 vagas para candidatos negros;
Os interessados nos cargos ofertados pelo edital podem se inscrever no portal do Instituto AOCP, banca organizadora do edital, de hoje (14/6) até o dia 14 de julho de 2022. Para homologar a inscrição, o candidato precisa efetuar o pagamento da taxa de R$ 82,00.
Requisitos edital PM ES
Os interessados nas vagas ofertadas precisam ter atenção aos requisitos que são necessários para cada uma das carreiras ofertadas pelo edital. Veja:
Ser brasileiro(a) nato(a);
Ter altura mínima, descalço e descoberto, de 1,65m (um metro e sessenta e cinco centímetros) para homens e de 1,60m (um metro e sessenta centímetros) para mulheres;
Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão para dirigir automóvel, no mínimo na categoria “B”;
Ter idade mínima de 18 anos, na data de nomeação para o cargo e, no máximo, 35 (trinta e cinco) anos no primeiro dia de inscrição no concurso para o cargo de 1º Tenente do Quadro de Oficiais Médicos;
Ter idade mínima de 18 anos, na data de nomeação para o cargo e, no máximo, 28 anos (vinte e oito) anos no primeiro dia de inscrição no concurso para os cargos de 1º Tenente do Quadro de Oficiais Farmacêuticos Bioquímicos, 1º Tenente do Quadro de Oficiais Dentistas, 1º Tenente do Quadro de Oficiais Enfermeiros e 1º Tenente do Quadro de Oficiais Médicos Veterinários;
Ter idade mínima de 18 anos, na data de nomeação para o cargo e, no máximo, 28 anos (vinte e oito) anos no primeiro dia de inscrição no concurso para os cargos de Capitão do Quadro de oficiais Músicos (QOMus);
Ter pleno conhecimento do hino nacional;
Para os 1º Tenentes do Quadro de Oficiais Médicos (QOM): possuir graduação em Medicina, com registro profissional no Conselho Regional de Medicina (CRM) e possuir certificado de conclusão de Residência Médica Completa em Programa Credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM na especialidade para a qual concorre, ou Título de Especialista emitido pela Associação Médica Brasileira – AMB com registro no CRM, ou RQE registrado pelo CRM, na especialidade para a qual concorre;
Para os 1º Tenentes do Quadro de Oficiais Farmacêuticos Bioquímicos (QOFB): possuir graduação em Farmácia ou em Farmácia e Bioquímica e registro profissional no Conselho Regional de Farmácia (CRF).
Para os 1º Tenentes do Quadro de Oficiais Dentistas (QOD): possuir graduação em Odontologia com Registro profissional no Conselho Regional de Odontologia (CRO); Residência ou Especialização na especialidade para a qual concorre, ambas, reconhecidas pelo CRO;
Para os 1º Tenentes do Quadro de Oficiais Enfermeiros (QOE): possuir graduação em Enfermagem, registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) e possuir certidão de Regularidade Técnica atualizada no conselho de classe (COREN);
Para os 1º Tenentes do Quadro de Oficiais Médicos Veterinários (QOMV): possuir graduação em Medicina Veterinária e registro profissional no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV);
Para Oficial Músico é necessário possuir Curso Superior em Música (Bacharelado ou Licenciatura) com Certificado reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Confira outros requisitos no edital.
Salários
Os aprovados nos cargos ofertados farão jus aos seguintes salários iniciais:
Os aprovados ainda farão jus ao auxílio alimentação no valor de R$ 300,00.
Provas e etapas edital PM ES
Conforme informado no edital, os candidatos serão avaliados por meio das seguintes etapas:
Prova objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
Envio de documentação para aferição da idade, além de envio de títulos para classificação parcial
Teste de Aptidão Física (TAF);
Avaliação Psicológica;
Prova prática de música (para Oficial Músico);
Investigação Social;
Inspeção de Saúde; e
Entrega de documentação exigida para fins de posse.
Prova objetiva
As provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 21 de agosto para todos os cargos do edital. As provas serão de 80 questões de múltipla escolha, sendo que cada questão conterá 5 alternativas e apenas uma única resposta correta.
As provas objetiva e discursiva serão realizadas nas cidades de: Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Venda Nova do Imigrante e na Grande Vitória (Vitória, Vila Velha e Serra), todas no Estado do Espírito Santo, podendo ser aplicadas também em cidades vizinhas, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação do município escolhido.
1º TENENTE MÉDICO (QOM)
Conhecimentos em Saúde Pública e Gestão de Saúde – 25 questões
Conhecimentos em Medicina – 25 questões
Conhecimentos Específicos – 30 questões
1º TENENTE FARMACÊUTICO/ BIOQUÍMICO (QOFB)
Conhecimentos em Saúde Pública e Gestão de Saúde – 25 questões
Conhecimentos de Farmácia e Bioquímica – 55 questões
1º TENENTE DENTISTA (QOD)
Conhecimentos em Saúde Pública e Gestão de Saúde – 25 questões
Conhecimentos em Odontologia – 25 questões
Conhecimentos Específicos – 30 questões
1º TENENTE ENFERMEIRO (QOE)
Conhecimentos em Saúde Pública e Gestão de Saúde – 25 questões
Conhecimentos em Enfermagem – 55 questões
1º TENENTE MÉDICO VETERINÁRIO (QOMV)
Conhecimentos em Saúde Pública e Gestão de Saúde – 25 questões
Conhecimentos em Medicina Veterinária – 55 questões
CAPITÃO (QOMUS)
Língua Portuguesa – 25 questões
Raciocínio Lógico e Matemático – 25 questões; e
Conhecimentos Específicos – 30 questões.
Conforme indicado no edital, o candidato será considerado aprovado que:
Obter, no mínimo, 40% da pontuação máxima possível na Prova Objetiva; e
Obter, no mínimo, 20% da pontuação máxima possível em cada área de conhecimento.
Prova discursiva
A prova discursiva do concurso PM ES de Oficiais, por sua vez, será composta por uma questão de conhecimentos específicos.
A prova discursiva para Oficiais Médicos valerá, ao todo, 30 pontos (sendo necessário obter, no mínimo, 10 pontos para não ser reprovado). Já para Oficiais Músicos, a etapa valerá ao todo 40 pontos (sendo necessário obter, no mínimo, 20 pontos para não ser reprovado)
Veja a tabela de avaliação para os cargos de Oficiais da Saúde:
Veja a tabela de avaliação para os cargos de Oficiais Músicos:
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos
Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.