Maurício Miranda Sá • 01/06/2020
O Diário Oficial do Pará tornou pública, na manhã desta segunda-feira (1/6), portaria que altera a Comissão Especial de Licitação, a qual será encarregada pela escolha e contratação da banca organizadora do próximo concurso PM PA (Polícia Militar do Pará).
Na última semana de maio, o Diário já havia publicado o edital de concorrência para a contratação. Vale lembrar que o jornalista Mauro Bonna, do Diário do Pará, publicou em suas redes sociais que o edital para o concurso PM PA está agendado para este mês de junho. Confira:
O concurso PM PA já havia tentado escolher a banca responsável pelo concurso através de processo licitatório outras duas vezes.
Em abril deste ano, porém, a SEPLAD (Secretaria Estadual de Planejamento e Administração) confirmou que estaria tomando as devidas medidas para solucionar o problema, o que, de fato, parece ter sido resolvido.
Mauro Bonna, jornalista especializado em concursos públicos no Pará, informou que seria publicado edital para 2.400 vagas, sendo divididas em 2.300 para praças e 100 para oficiais.
De acordo com o último edital e a ,ei dos cargos, os requisitos básicos para investidura em um dos cargos da Polícia Militar do PA são os seguintes:
O salário inicial de Praças, conforme edital anterior, está disposto de acordo com o seguinte:
No caso do oficial-aluno, a disposição salarial é a seguinte:
Para saber mais sobre a carreira, clique neste link.
O último concurso para a Polícia Militar do Pará teve edital publicado em 2016, com 2.000 vagas (sendo 1.800 para homens e 200 para mulheres), organizado pela banca FADESP (Universidade do Pará) e para lotação nos municípios de Belém, Santarém, Marabá, e Altamira.
Foram cinco (5) etapas distintas, com provas de conhecimentos, avaliação de saúde, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica e investigação de antecedentes criminais.
A prova de conhecimentos veio com sete (7) disciplinas, separadas em 60 questões de múltipla escolha. Veja:
O TAF, por sua vez, veio com cinco fases de exercícios, que podem ser vistos segundo a tabela a seguir:
Os candidatos a uma vaga na PM PA devem ficar atentos à nova legislação que rege os cargos na Polícia Militar. A nova lei impôs duas (2) alterações importantes nos cargos. Uma relacionada à idade máxima, outra relacionada à altura mínima. Confira:
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.