Torgan Magalhães • 31/07/2023
Durante o evento Juntos Pela Segurança, realizado nesta segunda-feira (31), a governadora do estado de Pernambuco, Raquel Lyra anunciou 3.805 vagas para diversas áreas da segurança pública do estado. Dentre elas foram autorizadas 2.700 vagas para o concurso PM PE (Polícia Militar de Pernambuco).
De acordo com a governadora, as vagas serão dividas da seguinte maneira:
Além do concurso PM PE, outras carreiras serão contempladas com vagas, como os Bombeiros, com 600 vagas para Praças e 60 para Oficiais, 45 vagas para Delegado da Polícia Civil, 250 vagas para Agente da Polícia Civil e 150 vagas para Escrivão da Polícia Civil.
Vale destacar que, em maio de 2023, o comandante-geral da PM PE, coronel Tibério César dos Santos informou que a expectativa eram de 600 vagas para Soldados e Oficiais.
Além disso, em 2022, foi sancionado o projeto de lei complementar que aumenta a idade limite de ingresso na corporação. Com isso, os próximos certames passarão a exigir os seguintes requisitos de idade dos candidatos:
O candidato deverá possuir, ainda:
Os salários iniciais são de R$ 3.065,85 para o cargo de Praça e R$ 9.253,96 para Oficial.
O último concurso PM PE foi realizado em 2018 e ofertou 500 vagas para Praça e 60 para Oficial. Na época, a banca organizadora foi o Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco – IAUPE.
As provas objetivas foram compostas por 60 questões, divididas nas seguintes disciplinas:
Já o teste de aptidão física foi realizado através de cinco exercícios. Confira-os na tabela abaixo:
Torgan Magalhães
Jornalista do Direção Concursos. Estudante do Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.