Torgan Magalhães • 29/01/2024
Uma triste notícia no mundo dos concursos policiais marcou esta segunda-feira (29)! Foi confirmada a morte de candidata que havia sofrido mau súbito durante o teste de aptidão física do concurso PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal)!
Gabriela Rosa dos Santos Gontijo, aprovada nas provas objetivas do certame, teria passado mal após realizar o teste de corrida, realizado no último domingo (29), perto das 15h. Ao sofrer o mau súbito, Gabriela foi conduzida ao hospital e estava internada em UTI, mas, infelizmente, não resistiu. A informação foi confirmada pela comissão de aprovados no certame.
Veja, abaixo, o post em que a comissão de aprovados da PMDF, confirma e solidariza a morte da candidata Gabriela Rosa:
O Instituto AOCP, banca organizadora do certame, publicou uma nota oficial lamentando o falecimento da candidata, veja:
O Instituto AOCP lamenta profundamente a morte de Gabriela dos Santos Gontijo, ocorrida no dia 29/01/2024, um dia após a realização dos testes físicos do concurso público para o cargo de soldado da PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal).
A candidata realizou os testes físicos no domingo, dia 28/01/2024, iniciando o teste de corrida às 16:40h, em Taguatinga (DF). Antes do término da prova, a candidata teve um mal súbito e foi imediatamente atendida pela equipe médica que acompanhava a etapa, que realizou o devido atendimento de emergência e a transportou totalmente assistida até uma unidade de atendimento de saúde, onde foi devidamente hospitalizada, com a liberação da equipe.
Ressalta-se que, conforme regra exposta no edital de abertura, para a realização dos testes físicos do concurso da PMDF, todos os candidatos foram obrigados a apresentar um atestado médico que comprovasse aptidão para realizar esforços contidos nos testes físicos previstos no edital regulamentador do certame. A candidata Gabriela apresentou o atestado de aptidão física assinado por um médico cardiologista de Samambaia Norte (DF), que a declarou apta para esta fase da seleção.
A organizadora do concurso informa que a aplicação dos testes físicos observou as disposições contidas na Lei nº 4.949/ 2012 e que durante o período em que os candidatos aguardaram a realização das provas, eles puderam utilizar os bebedouros do local, bem como não havia qualquer restrição quanto a possibilidade de alimentação. O local de realização da etapa respeitou todas as regras, estava em ordem com todos os equipamentos utilizados nos testes e ainda teve sua estrutura elogiada por outros candidatos.
O Instituto AOCP reitera o seu pesar e presta as mais sinceras condolências aos familiares e amigos de Gabriela dos Santos Gontijo.
Nota oficial do Instituto AOCP.
O teste de corrida do TAF do concurso PMDF consistia no candidato realizar o percurso dentro de 12 minutos. Além do teste de corrida, foram realizados no dia, testes de barra fixa (somente candidatos masculinos) e flexão abdominal.
No caso das candidatas mulheres, a performance mínima era de 2.100 metros dentro dos 12 minutos de teste.
Publicado em janeiro de 2023, pela banca Instituto AOCP, o concurso PMDF ofertou 2.100 vagas para a carreira de Soldado, distribuídas da seguinte forma:
A carreira exige o nível superior de formação, idade entre 18 e 30 anos, além de altura mínima de 1,65 m (homens) ou 1,60 m (mulheres).
As provas objetivas do concurso PMDF foram aplicadas no dia 21/5 para mais de 35 mil inscritos.
O salário inicial do aprovado (após o curso de formação) será de R$ 5.336,96.
Quer saber tudo sobre a área policial? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? O ano promete diversas oportunidades em diferentes cargos da área Policial! Faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e participe da Operação Gavião. E ainda fique sabendo das novidades em primeira mão para a área Policial:
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DA OPERAÇÃO GAVIÃO NO TELEGRAM
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Torgan Magalhães
Jornalista do Direção Concursos. Estudante do Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.