Mateus Melis • 09/01/2023
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou no último domingo (8/1), a intervenção federal na área da segurança pública do Distrito Federal (DF) até o dia 31 de janeiro. Mas afinal, essa intervenção pode atrasar o novo edital do concurso PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal)?
Na opinião do professor do Direção Concursos, Rafael Valle, a resposta é sim. De acordo com o professor, o certame pode não ser publicado nas próximas semanas, visto que a PMDF (além da PCDF) estão sob o comando do interventor escolhido pelo Governo Federal.
“Precisamos analisar com calma o cenário dos próximos dias para estabelecermos uma ideia mais clara”, relatou por meio de suas mídias sociais.
Quem pode ser prejudicado com um possível atraso da publicação do edital é o concurseiro que já está no limite da idade máxima exigida pelo certame.
Conforme indicado na legislação local, para ingressar na PMDF, o candidato deve ter, no máximo, 30 anos de idade até a data de inscrição no concurso.
O Direção Concursos já entrou em contato com o Governo do Distrito Federal solicitando informações sobre um possível atraso na publicação do edital do concurso da PMDF. Até a publicação deste artigo, a equipe de jornalismo não recebeu o retorno dos órgãos distritais. A matéria será atualizada assim que obtivermos retorno do GDF.
O primeiro semestre de 2023 deve trazer mais de 10 mil vagas em concursos policiais. O ano deve ter mais de 21 mil oportunidades para quem nasceu vocacionado. Clique aqui se você quer uma delas.
Previsto no art 34º da Constituição Federal de 1988, a intervenção federal é uma medida que busca, entre diversos pontos, “pôr termo a grave comprometimento da ordem pública” (conforme explicitado no inciso III).
A medida foi adotada pelo Governo Federal após o registro de atos de vandalismo contra os prédios do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto.
A intervenção terá duração até o dia 31 de janeiro e o interventor escolhido para cuidar das forças de segurança do DF foi Ricardo Capelli.
Após os atos de vandalismo nos prédios dos três poderes, além da intervenção federal, foi decretado o afastamento do governador do DF, Ibaneis Rocha, pelo prazo de 90 dias.
A expectativa do concurseiro pelo novo concurso PMDF é grande! A escolha do Instituto AOCP foi homologada e publicada em diário. Saiba mais detalhes aqui!
O novo concurso será destinado ao provimento de 2.100 vagas, sendo 700 imediatas e 1.400 vagas oportunidades de cadastro reserva.
Além do requisito de idade (citado acima), o candidato também deverá:
O salário do aprovado será composto por uma série de gratificações e auxílio ao soldo. Veja:
O aprovado no concurso PMDF ainda faz jus ao auxílio alimentação de R$ 850 e auxílio moradia, sendo:
Somando os valores indicados acima, o salário inicial de um Soldado é de:
Ao final da carreira, a remuneração pode passar da casa dos R$ 10 mil!
O Direção Concursos preparou uma live especial com dicas sobre como estudar para as provas do Instituto AOCP. Você pode conferir todos os detalhes no vídeo abaixo:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.