Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concurso PMERJ: órgão prevê edital com 2 mil vagas por ano

Concurso PMERJ: órgão prevê edital com 2 mil vagas por ano

Uma excelente notícia para aqueles que almejam ingressar no serviço público através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Segundo secretário do órgão, coronel Rogério Figueredo, existe a intenção na abertura de editais para o concurso PMERJ, com duas mil (2.000) vagas por ano.

Aqui, você saberá tudo sobre as expectativas quanto a um novo concurso PMERJ, além de conferir as declarações dadas pelas autoridades máximas do órgão.

Antes, saiba que você pode estudar para cargos na carreira policial, pagando valores que cabem no seu bolso:

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Concurso PMERJ: duas mil vagas por ano

A declaração foi dada através das redes sociais da PMERJ, em que, além da informação, Figueredo deixou claro que a proposta só deve vingar, após a chamada dos 800 soldados remanescentes do concurso de 2014, que aguardam nomeação.

Confira:

  • “Finalizando a chamada dos 800 aprovados no concurso PMERJ 2014, há a intenção do governo em promover concursos para dois mil (2.000) policiais por ano”.

Concurso PMERJ 2014: convocação de 800 remanescentes

Com relação aos remanescentes citados, de acordo com o secretário, o governador Wilson Witzel já autorizou a chamada da primeira turma, com os primeiros 400 aprovados.

Por outro lado, o coronel afirma que, após a chamada do primeiro grupo (400 aprovados), os demais 400 poderão ser chamados em até quatro meses:

  • Faremos novamente a contagem das vacâncias, para chamar os outros 400 aprovados. Assim, de três a quatro meses conseguiremos finalizar os 800 aprovados”.

Regime de Recuperação Fiscal no RJ

Não custa lembrar que o estado está de “mãos atadas”, devido ao Regime de Recuperação Fiscal, que só permite a reposição dos cargos originários das vacâncias (aposentadorias, morte, exoneração ou posse em cargo inacumulável, por exemplo) a partir de 2017.

  • O Regime de Recuperação Fiscal estabelece que só podemos chamar de acordo com a vacância. Portanto, com a saída dos policiais mais antigos, nós poderemos formar uma nova turma”, continuou Figueredo.

Ainda nos canais de comunicação oficial da PMERJ, Marcelo Teixeira, comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFAP) da instituição, estipulou prazo até agosto deste ano (2020), para a convocação desses primeiros 400 novos policiais:

  • “Penso que no próximo mês (agosto) já seja possível estabelecer parâmetros viáveis para aqueles que vão entrar”.

Concurso PMERJ 2020/2021

Um novo concurso PMERJ já está sendo sondado há meses, desde 2019, com a promessa do governador no fortalecimento da segurança pública, bem como na publicação de novo edital com 2.000 vagas.

O último certame foi realizado em 2014, organizado pela banca Exatus, para o provimento de 6.000 vagas, sendo 5,4 mil para homens e 600 para mulheres.

Foram exigidas as disciplinas de português, sociologia, geografia, história, legislação e trânsito, informática, direitos humanos e redação, conforme se vê no quadro abaixo:

Cargos e salários PMERJ

O soldado aluno recebe um soldo fixo, adicionado das gratificações e auxílios, que pode chegar ao valor de R$ 2.253,87. No entanto, após formado, o soldado recebe outro soldo fixo, adicionados às gratificações e auxílios, que chega ao valor de R$ 3.352,55.

Em 2014, os requisitos para ser soldado era ter somente o nível médio, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ter entre 18 e 30 anos. Além disso, os candidatos masculinos precisam ter altura mínima de 1.65 m e as candidatas femininas, 1.60m.

Concurso PC RJ

Um outro concurso na área da segurança pública também está em pauta. Trata-se do concurso PC RJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro), que terá redefinidos os seus editais previstos, já que um decreto estadual (47.117/2020) bloqueou mais de nove mil cargos no RJ.

Outro detalhe importante é a definição nas datas de prova. Segundo informa o Delegado Fernando Veloso, que também já foi chefe da PC RJ, o edital tem que trazer uma previsão das provas, o que não será possível diante do atual contexto:

  • “O edital do concurso não poderá ser publicado enquanto a PC RJ não tiver uma previsão da data da prova. Para que o processo se dê de forma adequada”.

Para saber mais sobre o concurso PC RJ, clique neste link.

CONFIRA TODOS OS NOSSOS CURSOS!

Resumo concurso PMERJ

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.