Juliane Freitas • 17/11/2023
O concurso PMERJ (Polícia Militar do Rio de Janeiro) está retomado, após decisão do STF, e o Direção Concursos obteve acesso ao projeto básico com mais detalhes do edital que será republicado em breve!
Vale lembrar que as provas objetivas chegaram a ser aplicadas em agosto de 2023 pela banca Ibade. No entanto, o certame foi anulado devido a diversas irregularidades na aplicação da etapa, além de prisões de pessoas por suspeitas de fraude.
Posteriormente, uma ação direta de inconstitucionalidade pediu a suspensão do certame até que a limitação de apenas 10% de vagas reservadas às mulheres fosse eliminada.
Agora, o concurso PMERJ está em fase de contratação de uma nova banca organizadora para que um novo edital seja publicado e o certame possa ser realizado.
A expectativa é que a definição sobre a organizadora aconteça ainda em novembro e que o documento de abertura seja divulgado até dezembro de 2023.
Confira, a seguir, detalhes do projeto básico elaborado para a contratação da nova banca do concurso PMERJ!
De acordo com o projeto básico, o concurso PMERJ não terá reabertura de inscrições. Dessa forma, apenas os candidatos que já estavam inscritos, anteriormente, poderão participar do certame.
Vale lembrar que as inscrições estiveram disponíveis por meio do site da banca Ibade no período entre 14 de junho e 12 de julho de 2023.
O antigo edital, publicado pela banca Ibade, trazia a segmentação das 2 mil vagas, sendo 1800 para homens e 200 para mulheres.
Entretanto, de acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o certame irá ocorrer sem a limitação de gênero. Ou seja, tanto homens quanto mulheres poderão concorrer igualmente às 2 mil vagas ofertadas.
Confira quais são os requisitos exigidos para ingresso na corporação:
Em relação à remuneração, o salário dos aprovados será de R$ 5.233,88, após o curso de formação.
Ainda segudo o termo de referência, os candidatos serão avaliados a partir da realização das etapas abaixo:
As provas objetivas serão compostas por 50 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas e apenas uma resposta correta.
Cada questão valerá 2 pontos. Assim, o valor máximo desta etapa será 100 pontos.
Veja quais serão as disciplinas cobradas:
Será considerado aprovado nas provas objetivas o candidato que, cumulativamente:
A prova discursiva, por sua vez, será aplicada em dia distinto da prova objetiva.
Esta etapa será composta por uma redação, com valor máximo de 100 pontos. Será aprovado nesta etapa o candidato que obtiver, no mínimo, 50% do total de pontos.
Quer saber tudo sobre a área policial? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? O ano promete diversas oportunidades em diferentes cargos da área Policial! Faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e participe da Operação Gavião. E ainda fique sabendo das novidades em primeira mão para a área Policial:
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DA OPERAÇÃO GAVIÃO NO TELEGRAM
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.