O concurso PPGG DF (Políticas Públicas e Gestão Governamental do Distrito Federal) volta ao radar e define as especialidades de cada cargo no órgão. Há de se observar que essa é uma seleção que já se arrasta há anos (desde o começo de 2019) e segue indefinida sobre sua realização.
Com a publicação feita no Diário Oficial do Distrito Federal, na manhã do dia 11 de fevereiro de 2021, o órgão apresenta quais são os cargos, bem como suas especialidades, atribuições (gerais e específicas), além das habilidades a atitudes que se esperam dos seus ocupantes.
Não custa lembrar que são esperadas 750 vagas, sendo 250 para provimento imediato e as demais para formação de um grande cadastro de reservas. O Cebraspe já está confirmado como banca organizadora.
Concurso PPGG DF: cargos
Conforme trouxe a publicação deste dia 11 de fevereiro, os cargos previstos na estrutura do órgão são dois: gestor em políticas públicas e gestão governamental e analista em políticas públicas e gestão governamental.
Gestor em políticas públicas e gestão governamental
A única especialidade do referido cargo é apenas de políticas públicas e gestão governamental, cujas atribuições gerais são:
Formular, planejar, coordenar, supervisionar e avaliar atividades relacionadas à gestão governamental de políticas públicas nos diversos órgãos da Administração Direta, relativamente autônomos, especializados, fundações públicas e autarquias, inclusive de regime especial; executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade determinadas em legislação específica, observadas as peculiaridades da especialidade do cargo.
Já as suas atribuições específicas seguem listadas a seguir:
Planejar, programar, orçar, desenvolver, controlar e avaliar atividades relativas à gestão pública e formulação de políticas públicas;
monitorar e fiscalizar o cumprimento da missão, objetivos, metas, planos, programas e projetos institucionais;
estabelecer orientações, diretrizes estratégicas, planos de ação preventivos e corretivos com base em indicadores de desempenho e resultados;
elaborar, implementar e avaliar políticas e programas públicos; planejar e coordenar atividades de governança e gestão em tecnologia de informação e comunicação, definindo objetivos, metas, riscos, projetos, necessidades da administração pública acompanhando tendências tecnológicas;
elaborar notas técnicas, explicativas, relatórios periódicos, estudos e pesquisas sobre temas e assuntos pertinentes à atividade em execução;
fornecer dados e informações de suas atividades; zelar pelo cumprimento de normas de higiene e segurança do trabalho;
zelar pela guarda, conservação e manutenção de materiais e equipamentos;
utilizar normas, legislação e tecnologias apropriadas à execução de suas atividades;
atuar com responsabilidade social e ambiental;
participar de programas de treinamento e desenvolvimento ou neles atuar.
Analista em políticas públicas e gestão governamental
No caso do cargo de analista em políticas públicas e gestão governamental, as especialidades são duas (ambas por aprovação no concurso PPGG DF): analista de gestão governamental e tecnologia da informação e comunicação. As atribuições gerais do cargo são:
Desenvolver atividades relacionadas à gestão governamental de políticas públicas nos diversos órgãos da Administração Direta, relativamente autônomos, especializados, fundações públicas e autarquias, inclusive de regime especial; executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade determinadas em legislação específica, observadas as peculiaridades da especialidade do cargo.
As suas atribuições específicas, por sua vez, são as seguintes:
Executar atividades relativas à gestão pública e implementação de políticas públicas;
desempenhar atividades técnico operacionais voltadas à melhoria de processos, métodos de trabalho, produtos e serviços;
executar ações preventivas e corretivas com base em indicadores de desempenho e resultados;
utilizar ferramentas de controle de qualidade; elaborar notas técnicas, explicativas, relatórios periódicos, estudos e pesquisas sobre temas e assuntos pertinentes à atividade em execução;
fornecer dados e informações de suas atividades;
zelar pelo cumprimento de normas de higiene e segurança do trabalho;
zelar pela guarda, conservação e manutenção de materiais e equipamentos;
utilizar tecnologias, normas e legislação apropriadas à execução de suas atividades;
desenvolver atividades de implementação, monitoramento e controle de governança e gestão em tecnologia de informação e comunicação;
atuar com responsabilidade social e ambiental;
participar de programas de treinamento e desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar;
agir com ética, observando os códigos de ética da Administração Pública ou área de formação, quando houver; executar outras atividades referentes à especialidade ou competências da unidade de lotação.
Habilidades e atitudes
A portaria ainda traz o que se espera, como habilidades e atitudes dos ocupantes dos cargos. No caso do primeiro (gestor), é esperado que se tenha perfil policompetente e multidisciplinar, além de:
concepção estruturada da administração e seus obstáculos;
visão abrangente;
contribuição para a continuidade administrativa;
apoio e assessoramento em escalões superiores da administração pública;
competência para aperfeiçoar a qualidade das ações governamentais; e aptidão para aprimorar os métodos gerenciais.
No cargo de analista, o entanto, as habilidades e atitudes esperadas dos futuros servidores são outras. Confira:
Iniciativa;
relacionamento interpessoal;
fluência verbal e escrita;
visão crítica;
comprometimento com o resultado;
pró-atividade;
trabalho em equipe e comportamento ético.
Concurso PPGG DF: salários
Vale o registro de que os dois cargos futuramente ofertados exigirão formação em nível superior de escolaridade, que pagam salários que vão de R$ 3.705 a R$ 7.760 iniciais.
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
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