Redação Direção Concursos • 29/06/2021
A Prefeitura de Paraty, no Rio de Janeiro, publicou um novo edital de concurso público destinado à contratação de Agente de Apoio à Educação Especial (concurso Prefeitura de Paraty).
São 30 vagas imediatas, sendo 2 destinadas à pessoas com deficiência. O período de inscrições será do dia 05 de julho a 05 de agosto, no site do Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM.
Para os candidatos aprovados a jornada de trabalho será de 40h semanais, com vencimento base de R$ 1.322,86.
Para participar do concurso é necessário que o candidato possua Ensino Médio completo, acrescido de Curso Específico na Área de Educação Especial.
Os agentes terão as seguintes atribuições:
Os candidatos do concurso Paraty RJ serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas. Ambos os exames ocorrerão no dia 19 de setembro, preferencialmente, na cidade e em municípios vizinhos.
Os portões serão abertos às 8h e fechados às 9h, com três horas de duração.
A prova objetiva e contará com 30 questões, sendo dez para cada disciplina. Serão elas: Conhecimentos Específicos (peso três), Português (peso dois) e Matemática (peso um).
Para ser aprovado, será preciso alcançar, no mínimo, 50% dos pontos em cada disciplina. Além disso, só serão corrigidas as provas discursivas dos classificados em até três vezes o número de vagas disponibilizado para o cargo.
A prova discursiva terá 40 pontos no total e será composta por um texto dissertativo-argumentativo sobre um dos componentes constantes no programa das objetivas.
O resultado final do concurso está previsto para o dia 30 de novembro. Após a conclusão de todas as etapas, a seleção será homologada e ficará válida por dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.
Conhecimentos específicos
1. Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei no 9.394/96. 2. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei no 8.069/90. 3. Plano Nacional de Educação – Lei no 13.005/14. 4. Decreto no 10.502/20.Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. 5. Plano Municipal de Educação. 6. Legislação Básica sobre Educação Inclusiva: Declaração de Salamanca; Resolução CNE/CEB no 04/2009 – diretrizes para o atendimento educacional especializado; Lei no 10.436/02; Decreto no 5.626/05; Lei no 13.146/15 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Matemática
1. Números e Operações: O sistema de numeração decimal. Resolução de problemas envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação com números reais. Números primos. Múltiplos e divisores de um número natural. Regras de divisilidade. Razão e proporção. Divisão direta e inversamente proporcional. Média aritmética e ponderada. Porcentagem. Operações com polinômios. Fatoração e Produtos Notáveis. Equações e sistemas do 1o e 2o graus. 2. Grandezas e Medidas: Sistema de medidas de comprimento, área, capacidade, volume, tempo e massa. Sistema monetário Brasileiro. Cálculo de áreas e perímetros. 3. Espaço e Forma: Relações lineares e angulares nos polígonos regulares. Relações métricas no triângulo retângulo. 4. Tratamento da Informação: Princípio multiplicativo. Interpretação de tabelas. Gráficos de barras, colunas e setores. Análise e interpretação básica.
Português
1. Organização textual: interpretação dos sentidos construídos nos textos verbais e não verbais; características de textos descritivos, narrativos e dissertativos; elementos de coesão e coerência. 2. Aspectos semânticos e estilísticos: sentido e emprego dos vocábulos; tempos e modos do verbo; uso dos pronomes; metáfora, antítese, ironia. 3. Aspectos morfológicos: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais em textos; elementos de composição das palavras; mecanismos de flexão dos nomes e dos verbos. 4. Processos de constituição dos enunciados: coordenação, subordinação; concordância verbal e nominal. 5. Sistema gráfico: ortografia; regras de acentuação; uso dos sinais de pontuação.
O edital do concurso Banco do Brasil foi publicado. São 2.240 imediatas e 2.240 para formação de cadastro de reserva no cargo de escriturário, que exige nível médio.
Interessados poderão se inscrever entre os dias 24 de junho e 28 de julho de 2021 por meio do site da banca Cesgranrio. O valor da taxa de inscrição é de R $38,00. (veja o edital aqui)
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva e discursiva na data provável do dia 26 de setembro. A remuneração inicial é de R $3.022,37.
O Direção Concursos já tem o material completo para o cargo de escriturário do concurso Banco do Brasil. Clique na imagem abaixo e garanta sua preparação:
Pacote completo Agente Comercial
Pacote completo Agente de Tecnologia
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.