Mateus Melis • 07/02/2022
O concurso PRF deve ter, em breve, uma segunda turma de aprovados, composta por excedentes. A expectativa, que já foi de 1.500 nomes, não deve ser atendida neste próxima grupo.
Em documento que o Direção Concursos obteve com exclusividade, o diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, pede que 751 pessoas sejam chamadas.
De acordo com o documento, a redução se deve, principalmente, pela ausência de cargos suficientes para a convocação de todos os 1.500 aprovados.
O ajuste no quantitativo de excedentes a serem convocados importará em redução no impacto orçamentário e financeiro para o exercício de 2022 no valor de R$ 76.672.371,00, conforme tabela abaixo:
O diretor-geral ressaltou que a convocação de excedentes já foi aprovada pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal da PRF. O texto agora seguiu para Leonardo Sultani, secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.
A convocação de mais aprovados no concurso PRF tem aval do ministro da Justiça, Anderson Torres. Além de enviar a proposta de decreto ao Ministério da Economia, o ministro também encaminhou a proposta à Presidência da República.
O pedido de convocação de excedentes nos editais é uma pauta constantemente levantada pelas comissões de aprovados. Conforme exposto por Anderson Torres, a tentativa é de afastar a cláusula de barreira imposta pelo decreto 9739/19. Veja mais detalhes aqui!
Além do decreto, que pode convocar mais aprovados, o Governo Federal tem discutido a possibilidade de reestruturação das carreiras da PF, PRF e Depen.
De acordo com o documento sancionado pelo presidente Bolsonaro, o novo Orçamento prevê um total de R$ 1,7 bilhão de reajuste aos servidores, porém não foi esclarecido quais categorias serão beneficiadas.
No momento, não se sabe qual será a decisão em definitivo do governo federal. Inicialmente, Bolsonaro deu como certo o reajuste para as categorias policiais, incluindo os aprovados no concurso PRF, claro.
Porém, após manifestações de outras carreiras, o presidente havia declarado que não daria a o reajuste salarial a nenhum setor.
De acordo com o presidente, não há verba suficiente para reajustar os salários de todos os servidores, mas que o governo deveria conceder para algumas categorias.
“Se você puder colaborar com uma categoria ou outra, acho que devemos fazer”, declarou. “Então, eu posso dar um 1% para todo ou reconhecer o valor de algumas categorias agora. Outras também merecem, também reconheço o seu valor, mas não temos recurso para todo mundo”.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.