Maurício Miranda Sá • 12/08/2021
Como se sabe, no começo deste mês de agosto, a Justiça Federal suspendeu as atividades do concurso PRF, até resolução do problema verificado pelo Ministério Público Federal (MPF) sobre o uso correto das cotas raciais.
Nesta matéria, você irá ver detalhes do pedido feito pelo MP, para entender o motivo da suspensão determinada.
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias policiais. Clique aqui e participe!
Abaixo, mostram-se os fatos descritos na ação. Veja:
O referido artigo 3º, §1º, da Lei nº 12.990/2014 prega o seguinte:
A ação continua afirmando que nos critérios da avaliação discursiva, o edital do concurso PRF indica:
A ação continua e mostra o que diz o edital do concurso PRF, no tocante ao fato:
A ação informar que apesar do que é descrito no edital, a organizadora (banca Cebraspe) não implementou integralmente o que prega no edital.
O candidato negro aprovado dentro do número de vagas de ampla concorrência ocupará necessariamente uma dessas vagas, abrindo a possibilidade de que outro candidato negro, que tenha classificação suficiente ao final do concurso, seja aprovado para a vaga reservada por aquele não preenchida.
Acontece que isso, segundo diz o processo, somente deve ser implementado no momento do resultado final do concurso, pois tal regra refere-se a candidatos aprovados. A petição explicita que:
Finalmente, a ação explica que todas as fases e etapas do certame é medida que se impõe para assegurar a eficácia da ação afirmativa, sob pena de ao final do certame, correr-se o grande risco de não terem candidatos cotistas suficientes para o preenchimento de todas as vagas ou para o cadastro de reserva.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.